Girabola2017

16-02-2017 13:05

Libolo e Petro de Luanda defrontam-se no Calulo

O encontro marca a segunda jornada do Girabola.
Recreativo do Libolo

Recreativo do Libolo.

Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

A receção do Recreativo do Libolo, na vila de Calulo, ao Petro de Luanda, dois dos principais candidatos ao título de campeão de futebol angolano, marca a segunda jornada do Girabola, que se disputa no fim de semana.

As duas equipas, que terminaram o campeonato de 2016 logo atrás do campeão 1.º de Agosto, entraram no Girabola deste ano a ganhar, no caso Recreativo do Libolo a jogar no estádio 4 de Janeiro, no Uíge, quando se deu o incidente à porta do recinto, que matou 17 adeptos, na maioria dos casos por asfixia.

A tragédia, envolvendo os adeptos locais do Santa Rita de Cássia, marcou os restantes jogos da primeira ronda, com várias homenagens, que no sábado devem repetir-se em Luanda, quando a equipa jogar na capital com o Interclube.

Esta partida terá a particularidade de colocar frente a frente dois treinadores portugueses, casos de Sérgio Traguil, pelo Santa Rita de Cássia, e Paulo Torres, pelo Interclube de Luanda, ambos à procura da primeira vitória no Girabola.

Antes da segunda jornada, o campeonato de 2017 já viu o seu primeiro treinador, entre 16 equipas, substituído, caso de Agostinho Tramagal que acertou esta semana a rescisão com o JGM Académica Sport Clube do Huambo, equipa promovida este ano e que ainda nem jogou no Girabola, face ao adiamento da partida com o 1.º de Agosto, da ronda inaugural.

O JGM estreia-se assim em casa, no Huambo, frente à Académica de Lobito, que carimbou a continuidade no principal campeonato angolano de futebol apenas na última jornada da época anterior.

Nesta segunda ronda destaque ainda para o dérbi entre as equipas das Lundas: O Progresso da Lunda Sul recebe em Saurimo os vizinhos do Sagrada Esperança, da Lunda Norte.

O líder Kabuscorp do Palanca, que se estreou em 2017 com uma goleada, recebe em Luanda o Desportivo da Huíla, enquanto o campeão em título viaja para o Huambo, para defrontar os locais do Recreativo da Caála.

Programa provisório da 2.ª jornada:

- Sábado, 18 fev:

Progresso do Sambizanga - 1.º de Maio.

Recreativo do Libolo - Petro de Luanda.

JGM Huambo - Académica do Lobito.

Recreativo da Caála - 1.º de Agosto.

Progresso da Lunda Sul - Sagrada Esperança.

ASA - Bravos do Maquis.

Kabuscorp do Palanca - Desportivo da Huíla.

Interclube - Santa Rita de Cássia.

Classificação:

1.º Kabuscorp, 3 pontos.

2.º Recreativo da Caála, 3.

3.º Petro de Luanda, 3.

4.º Sagrada Esperança, 3.

5.º Recreativo do Libolo, 3.

6.º Bravos do Maquis, 3.

7.º ASA, 1.

8.º Desportivo da Huíla, 1.

9.º 1º de Agosto, 0 (menos um jogo).

10.º JGM Huambo, 0 (menos um jogo).

11.º Progresso do Sambizanga, 0.

12.º 1º de Maio, 0.

13.º Interclube, 0.

14.º Progresso da Lunda Sul, 0.

15.º Santa Rita FC, 0.

16.º Académica do Lobito, 0.

Conteúdo publicado por Sportinforma