Futebol

21-04-2017 11:38

As ambições dos quatro semifinalistas rumo à final da Champions

O sorteio para as meias-finais da Liga dos Campeões ditou um Real Madrid-Atlético de Madrid e um Mónaco-Juventus.
A man cleans the UEFA Champions League cup prior to the ceremony for the quarter-final draw of the quarter-final draw for the UEFA Champions League football tournament at the UEFA headquarters in Nyon on December 17, 2017. / AFP PHOTO / Fabrice COFFRINI
Foto: AFP OR LICENSORS

A 'orelhuda' da Liga dos Campeões

Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt

São quatro equipas à procura de levantar o troféu mais procurado pelos clubes europeus. São duas espanholas (Real Madrid e Atlético de Madrid), uma italiana (Juventus) e uma francesa (Mónaco) e já conhecem os seus adversários para as meias-finais da edição 2016/17.

Real Madrid e o Atlético de Madrid

O Real Madrid procura conseguir algo que nunca foi feito anteriormente: conquistar o título da Liga dos Campeões pela segunda vez consecutiva. Nas meias-finais, iremos assistir à reedição da final do ano passado, com um dérbi madrileno.

Esta é a quarta vez em quatro épocas que a equipa de Cristiano Ronaldo volta a encontrar o conjunto de Diego Simeone na prova milionária. Foram duas finais (2015/2016 e 2013/2014) e uma vez nos quartos de final (2014/2015), com um saldo positivo para o Real Madrid, que conseguiu um pleno de vitórias nas eliminatórias e nos jogos decisivos.

O Atlético de Madrid procura a primeira Liga dos Campeões na sua história, depois de ter atingido duas finais nas últimas quatro temporadas e tê-las perdido para os rivais vizinhos da capital espanhola.

O Real Madrid, atual campeão, aposta forte na prova onde é o clube com mais títulos. Depois de vencer duas das últimas três edições, os merengues querem voltar a levantar o troféu cujas últimas três edições foram ganhas por equipas espanholas.


A Juventus e o Mónaco

A Juventus também luta pela história, procurando conseguir conquistar a maior competição europeia de clubes, depois de uma 'seca' de 25 anos (a última vez que venceu a prova foi em 1996). Seria também o troféu que faltaria vencer a Gianluigi Buffon, para coroar uma carreira de sucesso ao serviço dos 'bianconeri'.

Se olharmos aos duelos entre Juventus e Mónaco, a equipa italiana encontrou-se por quatro vezes com a equipa de Leonardo Jardim, nas meias finais da prova, em 1997/1998 e nos quartos de final, em 2014/2015. O saldo conta duas vitórias, um empate e uma derrota para os transalpinos, com a equipa de Massiliano Allegri a eliminar a equipa gaulesa nas duas eliminatórias.

A formação francesa tenta chegar à final da Liga milionária, algo que conseguiu em 2004, quando perdeu na final com o FC Porto de Mourinho por 3-0. A tarefa não será fácil.

A Juve já venceu o troféu por duas vezes, mas já perdeu seis finais (é o clube com mais finais perdidas na Taça/Liga dos Campeões).

A primeira meia-final realiza-se na terça-feira, dia 2 de Maio, e a segunda na quarta-feira, dia 3 de Maio, estando as partidas da segunda mão agendadas para a semana seguinte. Real Madrid e Mónaco começam a eliminatória das meias-finais em casa.

Conteúdo publicado por Sportinforma