O mundo automobilístico não ficou imune à pandemia de coronavírus e tem vindo a cancelar diversos eventos motorizados, e para tentar minimizar, as organizações viram-se para o virtual. Ou pelo menos, tentam… Veja-se o Grande Prémio da Austrália, que depois de cancelado, catapultou Max Verstappen, o piloto da Red Bull, para o mundo das competições eletrónicas, tendo participado na The Race All-Star eSports Battle. A corrida foi realizada numa pista virtual da alemã Nuerburgring, tendo finalizado em 11º lugar, o que prova que nem todas as vedetas do mundo real são bons no virtual.

Agora é a NASCAR que está a substituir as suas provas canceladas por competições de eSports, protagonizadas por condutores profissionais. Nesse sentido, vai ser utilizado o conhecido simulador de corridas iRacing como base do campeonato inaugural eNASCAR iRacing Pro Invitational Series, colocando à frente dos volantes e dos computadores os pilotos profissionais da famosa prova americana. A iniciativa tem ainda o apoio da Fox Sports nas transmissões em direto.

Uma coisa é certa, no virtual não há o perigo de acidentes, pelo que os pilotos podem arriscar mais. Os fãs de NASCAR podem assistir aos embates de ícones como Dale Earnhardt Jr. e Bobby Labonte do Hall of Fame, Kyle Busch (atual campeão e vencedor por duas vezes) e Denny Hamlin, entre vários outros nomes que pode verificar na página de anúncio da competição. Trata-se de um alinhamento completo com 35 carros em pista.

O interessante é que todo o “universo” é transposto para o virtual e com isso os comentadores de serviço da Fox, como Jeff Gordon, Mike Joy e Larry McReynolds da Fox Sports, que vão conceder o seu input durante os 90 minutos da prova.

O primeiro evento irá realizar-se no dia 22 de março. Apesar da mudança pela obrigação de evitar a exposição do coronavírus, esta iniciativa poderá ser mesmo a “ignição” necessária para a criação de um calendário desportivo online, mesmo quando as coisas normalizarem e os carros e pilotos voltarem aos autódromos.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.