Foi uma longa década de esforços da Sri Lankan Esports Association (SLESA) para ver os eSports legitimados, mas o Governo da Sri Lanka reconheceu-os como um desporto oficial do país, conforme publicado nos meios oficiais. Anteriormente, os desportos eletrónicos fizeram uma aparição em 2018, nos Asian Games, mas com estatuto de demonstração, de forma a ser aprovado igual estatuto pelo Comité Olímpico Nacional do Sri Lanka.

O Sri Lanka junta-se assim a outros países que reconheceram oficialmente os eSports, tais como a França, a Finlândia, o Cazaquistão e a China.

Este ano, a edição do Southeast Asian Games, a ser realizado nas Filipinas em dezembro, vai incluir seis eventos de eSports com medalhas, em três categorias: no PC serão disputados os jogos Dota 2 e Starcraft II; nos dispositivos mobile serão disputados Hearthstone, Arena of Valor e Mobile Legends: Bang Bang; e nas consolas será disputado o jogo de combate Tekken 7. Todos os jogos vão premiar as equipas e jogadores com medalhas de ouro, prata e bronze, adianta a imprensa internacional.

Relativamente ao calendário, os eSports arrancam a edição deste ano dos Southeast Asian Games, durante os dias 1 a 6 de dezembro. O evento desporto eletrónico antecipa os jogos tradicionais que começam no dia 11 de dezembro.

A discussão em torno da adição dos eSports como modalidade medalhada e integrada nos desportos tradicionais dos Jogos Olímpicos é uma questão com alguns anos. O Comité Olímpico Internacional tem mantido uma posição ambígua sobre o tema, surgindo vozes a favor e contra, o que tem adiado sucessivamente o tema.

A próxima edição, que irá decorrer no Japão em 2020, já há um grande compromisso em realizar uma competição à parte, e com alguns dias de antecipação dedicado ao desporto eletrónico. Trata-se da competição Intel World Open esports, numa parceria entre a fabricante de processadores e o Comité Olímpico Internacional, a realizar-se entre 22-24 de julho, colando-se ao arranque dos Jogos de Tóquio no dia 24 do mesmo mês. Apenas dois jogos vão ser disputados: Street Fighter V e Rocket League, cada um a oferecer 250 mil dólares de prize pool.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.