O corrente ano tem sido bastante lucrativo para as melhores equipas dos diferentes jogos utilizados nos eSports, oferecendo alguns dos maiores prize pools, registando recordes. Durante o verão, as finais do campeonato do mundo de Fortnite garantiram um total monetário que ultrapassou os 30 milhões, garantindo ao vencedor, o jovem Bugha, um total de 3 milhões de dólares. Mas somados todos os torneios, Fortnite somou quase 50 milhões de dólares.  O The International, que são as finais de Dota 2, o prize pool rondou os 34 milhões de euros, dos quais 15,6 foram para as contas bancárias dos jogadores da OG, vencedora do torneio.

Estes são alguns dos jogos que fazem parte dos circuitos mundiais de desportos eletrónicos, onde constam na lista títulos como League of Legends, formando o Tier 1 dos jogos PC com maior impacto.

Leia-se impacto as somas dos prize pools (25%), o número de jogadores ativos por mês (30%), número de horas de eSports visualizados (20%), horas visualizados (15%), Streams a decorrer (5%) e número de torneios (5%), como é ditado pelas estatísticas da The Esports Observer.

PC impact

No Tier 2 surgem CS: GO, Overwatch, Hearthstone, PUBG e Rainbow Six Siege. Por fim, na base do Tier 3 estão Rocket League, FIFA 19, World of Warcraft, Starcraft, Magic the Gathering, Teamfight Tactics e Call of Duty Black Ops 4. De destacar a Blizzard que contribui com quatro jogos nesta pirâmide de jogos mais relevantes do PC.

Mas apesar de aparecer em sétimo lugar no que diz respeito ao Top 10 dos jogos com maior prize pool (2,58 milhões de euros), League of Legends é o campeão da relevância no PC, tendo obtido uma indexação de impacto de 67,81%, seguindo-se Fortnite com 54,32%. Os dois jogos mantêm a posição na tabela, com Dota 2 a subir um lugar e a conquistar o pódio, com 45,31%. Os dados correspondem ao terceiro trimestre de 2019.

League of Legends continua a ser o jogo mais jogado no PC, obteve uma cobertura das suas competições oficiais no Twitch que rondaram as 33,1 milhões de horas, entre 1 de junho e 15 de setembro.

PC impact

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.