Esta madrugada decorreu mais um Game Awards, o evento anual que premeia os melhores videojogos do ano, e há diversas categorias dedicadas aos eSports, destacando as equipas, jogadores, torneios e os títulos que mais fizeram fulgor nos últimos 12 meses.

Na categoria de melhor jogo multijogador, Apex Legends levou o prémio, concorrendo com pesos pesados como Call of Duty: Modern Warfare e The Division 2. Mas o battle royale da Respawn Entertainment teve um lançamento brilhante, fazendo esquecer por algum tempo Fortnite. Aliás, o jogo da Epic Games não saiu de mãos a abanar, tendo levado para casa o prémio na categoria “Melhor título para continuar a jogar”, desforrando-se do seu rival Apex Legends, também nomeado, assim como Rainbow Six Siege e Destiny 2.

Mas o maior prémio da noite, no que diz respeito aos desportos eletrónicos, foi para League of Legends, da Riot Games, que este ano comemora o seu décimo aniversário, esperando-se muitas novidades, como aliás, os dois jogos spin off anunciados no Game Awards. Pela frente na categoria tinha também Dota 2, Fortnite, Overwatch e CS: GO, jogos protagonistas dos maiores torneios de eSports do ano.

E terá sido o League of Legends World Championship 2019 que terá realçado a vitória do MOBA, arrecadando também o prémio de melhor evento de eSports do ano. Mesmo quando na categoria estava o The International 2019, que apresentou o melhor prize pool de sempre para um torneio. Também ficaram para trás o EVO 2019, o IEM Katowice 2019, o 2019 Overwatch League Grande Finals, e claro o Fortnite World Cup.

E se o torneio de Fortnite não ganhou, foi o seu vencedor que se destacou como o melhor jogador de eSports do ano: Kyle “Bugha” Giersdorf, da equipa Immortals, que de um dia para o outro se tornou milionário, com o prémio de 3 milhões de dólares amealhado no torneio. Para trás ficaram outros jogadores de League of Legends, CS: GO e Overwatch.

Já a melhor equipa de eSports foi a G2 Esports, equipa multidisciplinar, mas que este se destacou por ganhar praticamente tudo o que havia de League of Legends, incluindo o 2019 Spring LEC, o 2019 Mid-Season Invitational e o 2019 Summer LEC. Uma temporada em cheio da equipa que foi reconhecida no evento. Certamente uma aposta segura de André Gomes, que há dois anos decidiu investir na equipa. Para trás ficou a OG, a equipa de Dota 2, bicampeã do The International, batendo o recorde de 15,6 milhões de dólares de prémio.

Quanto ao melhor treinador, o prémio foi para Danny “Zonic” Sørensen da equipa de CS: GO Astralis. Zonic liderou a equipa nas vitórias do IEM Major em Katowice em março, e em setembro o StarLadder Major em Berlin.

Na categoria de melhor “Host” de eSports, o prémio foi para Eefje “Sjokz” Depoortere, uma apresentadora belga, a residir na Alemanha, dedicada aos comentários de League of Legends. Sjokz repete a proeza do ano passado, amealhando o prémio pelo segundo ano consecutivo.

Por fim, Michael “Shroud” Grzesiek foi distinguido como o melhor criador de conteúdo do ano, ultrapassando Ewok e Courage na categoria. De considerar que Shroud trocou este ano o Twitch pelo Mixer, tendo seguido os passos do seu amigo Ninja.

Em baixo pode ficar com todas as categorias, destacando o vencedor em negrito dos nomeados.

Melhor Jogo Multiplayer
Apex Legends
Borderlands 3
Call of Duty: Modern Warfare
Tetris 99
Tom Clancy's The Division 2 

Melhor Jogo Esports
Counter-Strike: Global Offensive (Valve)
DOTA2 (Valve)
Fortnite (Epic Games)
League of Legends (Riot Games)
Overwatch (Blizzard)

Melhor Jogador de Esposts
Kyle ‘Bugha’ Giersdorf (Immortals, Fortnite)
Lee ‘Faker’ Sang-hyeok (SK Telecom, League of Legends)
Luka ‘Perkz’ Perkovic (G2 Esports, League of Legends)
Oleksandr ‘S1mple’ Kostyliev (Natus Vincere, CSGO)
Jay ‘Sinatraa’ Won (SF Shock, Overwatch)

Melhor Equipa Esport
Astralis (CS:GO)
G2 Esports (LOL)
OG (DOTA2)
San Francisco Shock (OWL)
Team Liquid (CS:GO)

Melhor Evento Esports
2019 Overwatch League Grand Finals
EVO 2019
Fortnite World Cup
IEM Katowice 2019
League of Legends World Championship 2019
The International 2019

Melhor Treinador Esports
Eric ‘adreN’ Hoag (Team Liquid, CS:GO)
Nu-ri ‘Cain’ Jang (Team Liquid, LOL)
Fabian ‘GrabbZ’ Lohmann (G2 Esports, LOL)
Kim ‘Kkoma’ Jeong-gyun (SK Telecom T1, LOL)
Titouan ‘Sockshka’ Merloz (OG, DOTA2)
Danny ‘Zonic’ Sørensen (Astralis, CSGO)

Melhor "Host" Esports
Eefje “Sjokz” Depoortere
Alex “Machine” Richardson
Paul “Redeye” Chaloner
Alex “Goldenboy” Mendez
Duan "Candice" Yu-Shuang

Criador de Conteúdo do Ano
Courage - Jack Dunlop
Dr. Lupo - Benjamin Lupo
Ewok - Soleil Wheeler
Grefg - David Martínez
Shroud - Michael Grzesiek

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.