Três clubes federados, dos seis existentes no Cuando Cubango, receberam kits de equipamento desportivo com a finalidade de auxiliar na prática do futebol.

Trata-se dos Kuando Kubango Futebol Clube, que está na primeira divisão, vulgo Girabola, Dragões do Kuando Kubango e Adecofil do Kuando Kubango, que receberam camisolas, casacos, calções, meias e pastas para equipas técnicas.

O Kuando Kubango FC, por se encontrar no Campeonato Nacional de Futebol teve maior quota, tendo recebido 36 pastas, 32 pares de meias, 41 fatos olímpicos, 32 camisolas, 41 casacos e 10 camisolas para a equipa técnica.

O presidente do Conselho de Administração da Samanhonga, Carlos Jonas, em declarações à imprensa justificou que iniciativa surge da constatação feita pela direção da empresa de falta de material desportivo nos clubes locais.

Segundo garantiu, os cinco clubes em falta e que têm participado no Campeonato Provincial de Futebol, como o Leões do Kuando Kubango, Inter do Kuando Kubango, Desportivo de Menongue e mais dois, poderão, em tempo oportuno, receber o seu material já adquirido.

Considerou de regular o desenvolvimento da prática de futebol no Cuando Cubango, porquanto está a evoluir a cada ano que passa, com destaque para a presença do Kuando Kubango Futebol Clube na primeira divisão, tendo lamentado o facto de deste não efectuar os jogos em Menongue, mas sim no Cuito-Bié, por falta de um campo com condições exigidas.

António de Almeida, director para o desporto do Kuando Kubango Futebol Clube, considerou a doação um gesto louvável, sobretudo, pela oferta de fatos olímpicos para os treinos.

Apontou como principais dificuldades, a falta de campo, o que tem obrigado a equipa a alojada na cidade do Cuito ewe e a falta de transporte para tirar a equipa do Bié para outras províncias, considerando que os gastos são avultados.

Ainda assim o responsável considerou que o Kuando Kubango FC vive de boa saúde no Girabola, porquanto está acima de 5 equipas com 17 pontos na 11ª posição.

O Cuando Cubango tem realizado o campeonato provincial, em que participam oito equipas do sub-17. A Associação Provincial de Futebol (APF) no Cuando Cubango prevê a participação, no próximo campeonato, de 10 a 12 equipas.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.