Como tem sido hábito, Gelson Dala saiu do banco de suplentes para garantir mais um importante triunfo ao Rio Ave. Chamado aos 59 minutos, o angolano deu a vitória diante do Vitória de Setúbal, por 2-1, protagonizando, também, o golo número 600 da I Liga portuguesa de futebol.

Terça-feira, o adversário até marcou primeiro, aos 25 minutos, por Guedes, mas o iraniano Taremi, na conversão de uma grande penalidade, igualou a contenda aos 27'.

Com uma igualdade de uma bola, foi então que o técnico Carlos Carvalhal decidiu colocar em campo aquele que já vem sendo a sua “arma secreta” para resolver, alargando os questionamentos da crítica desportiva lusa sobre as razões da não titularidade do atacante.

Em 21 minutos em campo, o melhor marcador do Campeonato Nacional (Girabola2016) com 23 golos, beneficiou de uma assistência na grande área para rematar certeiro, em partida da 28.ª jornada.

Com esta vitória fora de casa, o Rio Ave ascende à quinta posição com 44 pontos, menos três do que o Sporting de Braga, quarto, enquanto o Vitória de Setúbal é 12.º com 30 pts.

Depois de uma passagem pelo Antayalspor da Turquia, Dala regressou ao Rio Ave na janela de transferência de Janeiro último e desde então ninguém entre os goleadores tem maior aproveitamento.

Na sua nova etapa em Portugal, o jogador ficou em branco pela primeira vez no triunfo sobre o Vitória de Guimarães de 1-2, para 18ª Jornada. De lá para cá, já faturou em cinco ocasiões em apenas nove jogos e um total de 274 minutos em campo.

Apesar de tudo, o avançado angolano, emprestado pelo Sporting, é já o terceiro melhor marcador da equipa, numa lista liderada por Mehdi Teremi (Irão), 11 golos em 24 jogos, e Diego Lopes (Brasil), seis golos em 24 jogos igualmente.

A liga portuguesa é liderada pelo FC Porto com 67 pontos, mercê do triunfo terça-feira diante do Boavista (4-0), secundado pelo Sport Lisboa e Benfica com 64, apesar da derrota diante da Santa Clara (3-4).

O Sporting, que joga apenas quinta-feira com o Vitória Sport Clube, ocupa a 3ª posição, com 49 pontos.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.