A revista francesa 'France Football' divulgou esta segunda-feira a lista dos nomeados para a Bola de Ouro 2018. Além dos 30 jogadores nomeados ao prémio mais concorrido da reputada publicação francesa, foram também reveladas as 15 jogadoras nomeadas para a Bola de Ouro Feminino e ainda os 10 jogadores concorrentes ao Prémio Kopa, que premeia o melhor jogador jovem menor de 21 anos.

Cristiano Ronaldo é o único português na lista de 30 nomeados à Bola de Ouro, hoje anunciada, e busca o sexto troféu, a par do argentino Lionel Messi, enquanto o croata Luka Modric poderá vencer pela primeira vez.

Ronaldo, que no verão trocou o tricampeão europeu Real Madrid pelos italianos da Juventus, terá como principais adversários à conquista do galardão, atribuído anualmente pela revista francesa France Football ao melhor futebolista do mundo, o ‘astro’ do FC Barcelona Messi, outro ‘penta’, e Modric, vice-campeão do mundo e antigo colega nos madrilenos.

Cristiano Ronaldo, que perdeu este ano o prémio de melhor da FIFA de 2017/18 para o croata Luka Modric, já venceu a Bola de Ouro cinco vezes, em 2008, 2013, 2014, 2016 e 2017.

A lista é dominada pelos franceses, com seis elementos da equipa que foi campeã do mundo na Rússia, batendo a Croácia, além de Benzema, enquanto a Croácia conta com três nomeados, os mesmos da Bélgica, terceira classificada.

Antoine Griezmann (Atlético de Madrid), N’Golo Kanté (Chelsea), Hugo Lloris (Tottenham), Kylian Mbappé (Paris Saint-Germain) e Raphael Varane (Real Madrid) são os campeões do mundo na lista.

No campo dos clubes, o Real Madrid conta com nove nomes nos nomeados, incluindo dois que mudaram de clubes no verão: Ronaldo saiu para a Juventus, enquanto o belga Thibaut Courtois juntou-se ao clube, proveniente do Chelsea.

A Croácia, finalista vencida do Mundial2018, tem ainda Mario Mandzukic, da Juventus, e Ivan Rakitic, do campeão espanhol FC Barcelona, nos nomeados, enquanto o finalista da Liga dos Campeões, o Liverpool, conta com o egípcio Mohamed Salah, o brasileiro Alisson, guardião contratado à Roma, o também brasileiro Roberto Firmino e o senegalês Sadio Mané.

Entre os 30 nomes, nota ainda para os belgas Kevin de Bruyne (Manchester City) e Eden Hazard (Chelsea), o brasileiro Neymar (Paris Saint-Germain) ou o guarda-redes esloveno Jan Oblak (Atlético de Madrid), que em Portugal jogou no Benfica, mas também no Rio Ave, União de Leiria e Beira-Mar.

Entre 1956 e 1994, a Bola de Ouro era atribuída apenas a jogadores europeus que representassem clubes europeus, mas, a partir de 1995, a distinção da publicação francesa foi alargada a todos os futebolistas que jogam na Europa e, desde 2007, passou a ter amplitude planetária, sem qualquer restrição.

Em 2010, a France Football e a FIFA juntaram-se para criar a Bola de Ouro FIFA, que foi atribuída em conjunto entre 2010 e 2015, altura em que o prémio voltou a ficar, de novo, sob a égide exclusiva da revista francesa.

A 63ª Bola de Ouro, maior prémio individual para um jogador, será entregue no dia 3 de dezembro em Paris.

Confira a lista completa:

Sergio Agüero (ARG / Manchester City)
Alisson (BRE / Liverpool)
Gareth Bale (GAL / Real Madrid)
Karim Benzema (FRA / Real Madrid)
Edinson Cavani (URU / PSG)
Thibaut Courtois (BEL / Chelsea)
Cristiano Ronaldo (POR / Juventus Turin)
Kevin De Bruyne (BEL / Manchester City)
Roberto Firmino (BRE / Liverpool)
Diego Godin (URU / Atlético Madrid)
Antoine Griezmann (FRA / Atlético Madrid)
Eden Hazard (BEL / Chelsea)
Isco (ESP / Real Madrid)
Harry Kane (ANG / Tottenham)
N'Golo Kanté (FRA / Chelsea)
Hugo Lloris (FRA / Tottenham)
Mario Mandzukic (CRO / Juventus Turin)
Sadio Mané (SEN / Liverpool)
Marcelo (BRE / Real Madrid)
Kylian Mbappé (FRA / PSG)
Lionel Messi (ARG / FC Barcelone)
Luka Modric (CRO / Real Madrid)
Neymar (BRE / PSG)
Jan Oblak (SLO / Atlético Madrid)
Paul Pogba (FRA / Manchester United)
Ivan Rakitic (CRO / FC Barcelone)
Mohamed Salah (EGY / Liverpool)
Sergio Ramos (ESP / Real Madrid)
Luis Suarez (URU / FC Barcelone)
Raphaël Varane (FRA / Real Madrid)

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.