Quer um bom momento de diversão em família em tempos de isolamento? Junte todos à mesa e veja quem consegue dizer corretamente o nome desta localidade no País de Galês: Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch, mas sente-se confortavelmente porque é capaz de demorar.

Se pensa que não é possível, Liam Dutton, o apresentador do tempo no canal britânico ‘Channel 4’, mostra como se faz.

Como disse?

Sim, Llanfair­pwllgwyngyll­gogery­chwyrn­drobwll­llan­tysilio­gogo­goch, ou na forma que vamos utilizar no artigo para não ‘gastar’ muitos caracteres, Llanfairpwll é uma localidade no País de Gales, localizada mais precisamente na Ilha de Anglesey, na costa noroeste da ilha da Grã-Bretanha.

Nela vivem mais de 3100 pessoas (dados de 2011), que habitam naquela que é a localidade com o maior nome da Europa e o lugar com o segundo nome do mundo, só atrás da colina Taumatawhakatangi­hangakoauauotamatea­turipukakapikimaunga­horonukupokaiwhen­uakitanatahu, na Nova Zelândia…

Voltando ao País de Gales, a verdade é que esta localidade não teve sempre este nome e que tudo começou como uma manobra de marketing na década de 1850 e que a ideia para o nome surgiu da mente de um sapateiro.

Passamos a explicar: o nome original desta terra era Llanfair Pwllgwyngyll, que significa ‘A igreja de nossa senhora junto ao lago perto das aveleiras brancas’. Com a chegada da linha férrea à região foi formado um comité para arranjar forma dos viajantes que passavam de comboio saíssem na vila.

A solução: um enorme nome, inventado por um sapateiro de uma localidade perto de Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch que significa ‘A igreja de nossa senhora junto ao lago perto das aveleiras brancas perto de um rápido redemoinho de água e da igreja de São Tisílio da gruta vermelha”. Originalidade acima de tudo.

A verdade é que marketing revelou-se eficaz, visto que estamos em 2020 e a falar sobre esta localidade.

O CDPLFC

Vamos agora ao futebol: o Clwb Pel Droed (Clube de futebol em galês) Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch Football Club, enverga orgulhosamente o título de clube com o nome mais longo do mundo, como se pode ver na descrição do seu twitter oficial.

Fundado em 1899, o clube começou por se chamar Llanfair Rovers, tendo realizado uma boa época de estreia com 10 vitórias em 23 jogos.

Depois acabaram por absolver o ‘novo’ nome da localidade que lhes vale o título que envergam até ao dia de hoje.

Twitter LLANFAIRPWLL FC
créditos: LLANFAIRPWLL FC

O emblema marcou presença na segunda liga do País de Gales entre 2001 e 2010, tendo em 2009/2010 caído para a terceira divisão.

Além disso teve como pontos altos as épocas de 1987/1988 e 2000/2001 quando se sagraram campeões da terceira divisão do País de Gales.

Depois de alguns anos entre a divisão um e a divisão três do terceiro nível do futebol galês, em 2017/18, o clube teve de se retirar da Welsh Alliance League devido à falta de treinador para se manter naquele nível e desceu à Anglesey League, o campeonato da ilha, equivalente à sexta divisão , onde se mantêm até agora.

De resto na última partida antes da paralisação das competições, a 18 de janeiro, o Llanfairpwll bateu o Arriva FC por 3-4, ficando classificado no 4.º lugar da prova com 26 pontos (nove vitórias, dois empates e quatro derrotas).

A equipa joga no modesto campo de Maes Eilian, com capacidade para 500 pessoas (apesar dos poucos lugares sentados), e encontra-se agora, como a esmagadora maioria das equipas desportivas mundiais, parada.

Maes Eilian
créditos: DR

81 letras, 16 vogais são as contas que colocam o Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch FC como o clube com o maior (e provavelmente mais complicado de pronunciar) nome de todo o futebol.

E agora, já consegue dizer Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch?

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.