Pedro Marques, diretor da formação do Benfica, explicou os motivos do sucesso de João Félix, um dos rostos mais mediáticos da aposta que os 'encarnados' fazem na formação, e que se transferiu para o Atlético Madrid por 120 milhões de euros.

"Penso que tem a ver com a sua ética de trabalho, o seu talento e o trabalho que tem sido feito nos últimos anos aqui na academia. Eu sei que ele jogou em níveis diferentes, e não foi por ter jogado numa idade mais jovem ou num nível mais baixo que deixou de trabalhar ou não se empenhou no seu desenvolvimento. Além disso, acho que ele também teve o apoio social e pessoal certo que complementou a sua personalidade estável e todos esses fatores contribuíram para o seu sucesso", explicou Pedro Marques, em declarações ao site da Soccerex.

Pedro Marques considera que a academia do Benfica está "perto de tornar-se uma das melhores do mundo".

"Penso que provavelmente estamos perto de ser uma das melhores academias do mundo, não só pelo que se pode ver aqui em termos de instalações, qualidade das pessoas e investimento que tem sido feito nos últimos 10/12 anos, mas também no que diz respeito à produção de talentos. Se olharmos para as grandes ligas e para a primeira equipa aqui também, vemos que se trata de uma academia que pode, sem dúvida, produzir jogadores de topo para a elite mundial", defendeu.

O diretor de formação das 'águias' explicou ainda o processo que tem levado ao sucesso do Caixa Futebol Campus: "Obviamente é um processo a longo prazo e tudo começa com o recrutamento e olheiros de jogadores em tenra idade. É importante ter os melhores talentos desde tenra idade para que possas desenvolvê-los através do caminho para o sucesso. Pelo que a metodologia é fundamental e a nossa metodologia é baseada no que acontece no campo onde desenvolvemos jogadores do ponto de vista técnico e mental. Concentramo-nos no desenvolvimento de bons jogadores, mas também de boas pessoas, pois sentimos que, para ter jogadores de topo, eles também têm de ser pessoas de topo."

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.