Europeu de futebol sénior masculino, 'Final Four' da Liga das Nações, Europeu de Futebol Feminino, Euro de futebol em sub-21, Taça das Nações Africanas de Seleções, Mundial de Clubes e, Copa América. O ano de 2021 promete ser rico em torneios de futebol, embora nesta altura seja uma incógnita a realização das provas acima enumeradas, já que algumas coincidem e não será possível realiza-las ao mesmo tempo, como a Liga das Nações, o Mundial de Clubes e o Euro2021.

A UEFA e a FIFA deverão anunciar nos próximos dias algumas decisões sobre as datas destas provas, devido a sobreposição no calendário. As decisões de adiar o Europeu de futebol e Copa América por um ano veio congestionar ainda mais o calendário de 2021.

Euro 2020 agora é... Euro2021

O Europeu de futebol sénior masculino, que devia realizar-se em 12 cidades europeias, entre 12 de junho e 12 de julho de 2020, foi adiado durante um ano, devido ao surto de Covid-19 que assola o Velho Continente. A decisão foi tomada esta terça-feira, pela UEFA, numa reunião extraordinária em que participaram todas as federações, clubes, ligas nacionais e sindicatos de jogadores.

Aleksander Ceferin, presidente da UEFA afirmou que a decisão de adiar o Europeu acarreta custos elevados para a organização, mas que a saúde dos adeptos, das equipas e do staff eram mais importantes.

"A saúde dos fãs, do staff e dos jogadores tem de ser a nossa prioridade número um (...) Alterar o EURO 2020 traz um grande custo para a UEFA (...) O propósito acima do lucro tem sido o nosso lema ao tomarmos esta decisão para o bem de todo o futebol europeu", escreveu.

E Copa América ao mesmo tempo que o Euro2021

Se neste momento há muita gente a 'ressacar' com falta de futebol, no próximo verão haverá fartura. E que tal duas provas de seleções ao mesmo tempo? Sim, há espaço para todas. É que a Confederação Sul-americana de Futebol (CONMEBOL) também decidiu, esta terça-feira, adiar a Copa América para 2021, competição que estava prevista decorrer entre 12 de junho e 12 de julho deste ano, na Colômbia e na Argentina.

"É uma medida extraordinária para uma situação inesperada e, portanto, responde à necessidade fundamental de evitar uma evolução exponencial do vírus, já presente em todos os países das associações que são membros da Confederação. Para a CONMEBOL não foi fácil tomar esta decisão, mas devemos sempre proteger a saúde de nossos atletas e de todos os agentes que fazem parte da grande família do futebol sul-americano", refere Alejandro Domínguez, presidente do organismo, em comunicado.

Alejandro Domínguez destacou também a “decisão coordenada” com o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin.

O mais interessante é que a prova que decidirá o novo campeão da América do Sul irá decorrer em simultâneo com a que vai encontrar o novo campeão europeu de seleções: de 11 de junho a 11 de julho de 2021. À tarde e início da noite teremos Europeu de futebol, de noite e pela madrugada adentro, futebol sul-americano.

Mundial de Clubes com 24 equipas

A 18.ª edição do Mundial de Clubes terá, pela primeira vez, 24 equipas, num formato diferente que visa dar mais visibilidade à prova e atrair novos investimentos. A edição de 2021 está agendada para 17 de junho a 4 de julho, na China, mas é bem provável que venha a sofrer modificações já que não pode decorrer ao mesmo tempo que o Europeu de Futebol ou a Copa América.

Com este novo formato (veio para substituir a Taça das Confederações), a prova passará a ser disputada de quatro em quatro anos, e promete reunir as melhores equipas dos cinco continentes. Na China, estarão oito equipas da Europa, seis da América do Sul, três da CONCACAF (América do Norte, América Central e Caribe), três de África (CAF), duas da Ásia, além de uma formação do país-sede (China). Haverá ainda um play-off entre um representante da Oceania e um da Ásia para se encontrar o derradeiro emblema.

Cabe a cada uma das confederações continentais definir os critérios de participação.

'Final-four' da Liga das Nações

Também para 2021 está agendada a segunda edição da 'Final four' da Liga das Nações. Portugal, que venceu a primeira edição da prova, vai estrear-se em casa, com a Croácia, a 5 de setembro, seguindo-se depois uma visita à Suécia, três dias depois. Nova deslocação está marcada para 9 de outubro, em França, a qual antecede a receção à Suécia, a 12 do mesmo mês. Em Novembro, Portugal receberá a Suécia no dia 12, antes de fechar o grupo com uma deslocação à Croácia.

O vencedor do grupo de Portugal irá juntar-se ao primeiro classificado dos restantes três grupos das Liga A na 'final four', agendada para o início de junho de 2021 (de 02 a 06). O país anfitrião só será conhecido após a realização da fase de grupos.

A nova estrutura da Liga das Nações é composta por 16 equipas nas Ligas A, B e C e sete na Liga D. A fase de grupos realiza-se entre os meses de setembro, outubro e novembro. Esta temporada, os grupos disputam-se com duas voltas, como acontece por exemplo com a Liga Europa e com a Liga dos Campeões.

Euro de futebol feminino em Wembley, no palco das 'meias' e final do Euro2021

Também no verão de 2021 a UEFA tem agendada a realização do Europeu de Futebol feminino, a decorrer entre 07 de julho e de agosto. A prova terá o concurso de 16 seleções, dividas em quatro grupos de quatro equipas cada. A fase de qualificação já arrancou, com o recorde de 47 seleções a lutarem pelos 15 lugares disponíveis para a fase final. Portugal, recorde-se, está no Grupo E com Finlândia, Escócia, Portugal, Albânia e Chipre.

Os vencedores dos nove grupos assim como os três melhores segundo classificados apuram-se diretamente, os restantes seis segundos colocados de cada grupo vão disputar um play-off, entre 19 e 27 de outubro de 2020, para se encontrar os últimos apurados.

Euro Sub-21 na Hungria e Eslovénia

A UEFA ainda nada disse sobre o Europeu de futebol feminino mas é provável que venha a tomar uma decisão sobre o calendário da prova, tal como o de sub-21. É que a fase final do Campeonato da Europa para jogadores até 21 anos está previsto decorrer entre 09 e 26 de junho.

Neste momento já decorre a fase qualificação, com 53 federações europeias em luta pelos últimos 14 lugares disponíveis para a fase final, que terá quatro grupos de quatro equipas cada. Os vencedores dos nove grupos assim como o melhor segundo classificado de todos garante o apuramento direto, os restantes oito segundo colocados irão disputar um play-off para se encontrar os últimos quatro lugares apurados.

Portugal, que está no Grupo 7, soma nove pontos em quatro jornadas, menos três que a Holanda que segue 100 por cento vitoriosa. Bielorrússia, Noruega, Chipre e Gibraltar são as outras seleções desta poule.

Taça das Nações Africanas a abrir 2021

O ano começa com a realização de mais uma Taça das Nações Africanas. A festa do futebol africano muda-se para os Camarões, sede da 33.ª edição da prova. Nesta edição de 2021 será retomada o 'calendário' habitual da prova, a ser jogada no início do ano, depois de a edição de 2019 ter sido disputada a meio do ano. A competição decorrerá entre 9 de janeiro e 6 de fevereiro de 2021.

Esta edição contará com 24 seleções, medida introduzida na última CAN no Egito (prova ganha pela Argélia) e terá oitavos de final pela segunda vez. A prova passa dos 32 para 52 jogos. Com o alargamento da fase final para 24 seleções, espera-se uma maior participação das formações dos PALOP (Cabo Verde, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe).

Tem a palavra a UEFA e a FIFA

Nos próximos meses deverão ser tomadas decisões relativamente ao calendário destes provas. Uma das possibilidades passa por antecipar o Mundial de Clubes ou então adia-lo para dezembro de 2021, já que o mesmo não pode decorrer ao mesmo tempo do Europeu de futebol e da Copa América.

Outra questão prende-se com a Liga das Nações. A 'final-four' termina a 6 de junho, cinco dias antes do arranque do Euro2021. Muito provavelmente, a prova irá sofrer alterações de calendário.

Além destas provas de seleções, é preciso contar com a dos clubes, como os campeonatos e Taças de cada país, assim como a Liga dos Campeões e a Liga Europa

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.