O portal brasileiro 'Goal' lançou um desafio a mais de 150 profissionais ligados à imprensa desportiva portuguesa: eleger os melhores futebolistas brasileiros que jogaram em Portugal. Jornalistas, comentadores, ex-jogadores e treinadores escolheram os melhores, numa lista onde surgiram 39 nomes.

Não havia critério para a escolha. Os participantes tiveram a liberdade de escolher os jogadores provenientes das terras de Vera Cruz que mais lhes ficaram na memória, quer sejam pelos títulos conquistados, pela qualidade técnico-tática, afinidade pessoal, liderança, entre outros.

A votação foi ganha por Mário Jardel, avançado que brilhou ao mais alto nível ao serviço do FC Porto e Sporting. Super Mário, como era conhecido, chegou aos 'dragões' em 1995, proveniente do Grêmio. Causou enorme impact no FC Porto pela facilidade com que marcava, principalmente de cabeça. Depois de uma passagem pela Turquia, voltaria a Portugal para 'aterrorizar' os guarda-redes, agora ao serviço do Sporting. Formou, com João Vieira Pinto, uma das duplas atacantes mais temíveis de Portugal.

Deco, Jonas, Valdo e Hulk completam o top-cinco desta votação.

Veja quem são os 39 melhores melhores brasileiros que jogaram em Portugal

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.