Inglaterra

O Wolverhampton, treinado pelo português Nuno Espírito Santo, somou o segundo empate 1-1 seguido na ‘Premier League’, na visita ao Newcastle, com golos do francês Jamaal Lascelles para os ‘magpies’, aos 37 minutos, e do espanhol Jonny para os ‘wolves’, aos 73. Os portugueses Rui Patrício, Rúben Neves, João Moutinho e Diogo Jota foram titulares no Wolverhampton, enquanto Rúben Vinagre e Pedro Neto foram apostas de Espírito Santo no decorrer do segundo tempo.

O Manchester City, com João Cancelo e Bernardo Silva titulares na equipa de Pep Guardiola, recebeu e venceu o Aston Villa por 3-0.

O Mónaco, orientado por Leonardo Jardim, foi o responsável por abrir a jornada em França e fê-lo da melhor forma, com um triunfo (1-0) sobre o Nantes. Os portugueses Adrien Silva, Gelson Martins e Gil Dias foram titulares na equipa monegasca.

França

O PSG ‘despachou’ a equipa orientada pelo português André Villas-Boas, o Marselha, com quatro golos, os dois primeiros pelo argentino Mauro Icardi, aos 10 e 27 minutos, e os outros dois pelo internacional francês Kylian Mbappé, aos 32 e 44, limitando-se a gerir a vantagem na segunda parte, perante um Marselha impotente face à superioridade dos parisienses.

O Lyon, com o português Anthony Lopes na baliza, venceu na receção o Metz por 2-0. Já o Lille venceu por 2-0 o Bordéus, treinado pelo português Paulo Sousa.

Bain marcou e foi expulso na vitória por 2-0 do Brest sobre o Dijon, último classificado, ajudando a elevar a sua equipa ao sexto lugar, com 17 pontos, os mesmos do quinto, o Angers, que, com Mathias Pereira Lage a titular, não saiu do ‘nulo’ na visita ao Montpellier, pelo qual Pedro Mendes foi totalista.

Espanha

O Osasuna, que subiu esta época à liga principal, venceu em Valência por 3-1, com dois golos do médio Rúben Garcia, de cabeça, a aproveitar uma escorregadela do internacional sub-21 português Thierry Correia, aos 50 minutos, e o equatoriano Pervis Estupinan, aos 80. Com esta derrota, o Valência, que não pôde hoje contar com o internacional português Gonçalo Guedes, a contas com uma lesão, caiu para 12º lugar do campeonato, com 13 pontos, sendo ultrapassado, entre outros, pelo Osasuna, que ocupa a nona posição, com 14.

Em outros jogos disputados, o Sevilha, sem o português Daniel Carriço, lesionado, venceu na receção ao Getafe por 2-0, com golos do mexicano Chicharrito e do argentino Lucas Ocampos.

A equipa sensação da prova é o Granada, que ascendeu à liderança isolada do campeonato, com 20 pontos, depois de ter vencido na receção ao Bétis, com os portugueses Rui Silva e Domingos Duarte no ‘onze’. William Carvalho não jogou, devido a lesão, na equipa andaluza.

O Atlético Madrid, sem o internacional português João Félix, lesionado, venceu na receção ao Athletic Bilbau por 2-0, na 10ª jornada da liga espanhola de futebol, e subiu ao segundo lugar, em igualdade com o líder FC Barcelona.

Itália

A Roma, treinada pelo português Paulo Fonseca, regressou aos triunfos na liga italiana de futebol e recuperou o quinto lugar, ao impor-se por 2-1 na receção ao AC Milan, em jogo da nona jornada da prova.

O Parma, que não contou o internacional português Bruno Alves, empatou em casa do Inter de Milão. Já a Juventus, sem Cristiano Ronaldo, cedeu um empate 1-1 na visita ao Lecce. O conjunto de Turim, que não contou com o internacional luso Cristiano Ronaldo, poupado pelo técnico Maurizio Sarri, vinha de cinco vitórias seguidas na Série A, uma das quais perante o Inter de Milão, que lhe permitiu isolar-se na liderança, há duas rondas.

Grécia

O Olympiacos, treinado pelo português Pedro Martins, venceu por 2-0 o dérbi da oitava jornada da liga grega de futebol, frente ao AEK Atenas, com um golo de Rúben Semedo e uma assistência de Daniel Podence, num encontro dirigido pelo árbitro português Jorge Sousa, numa equipa do Olympiacos que contou ainda com o guarda-redes José Sá no ‘onze’.

No AEK, os portugueses Hélder Lopes, Nélson Oliveira e André Simões jogaram de início, enquanto David Simão esteve em campo desde o minuto 58, ao contrário de Paulinho, que não saiu do banco de suplentes.

A vitória mantém o Olympiacos isolado na liderança do campeonato helénico, com 22 pontos, mais dois do que o PAOK, treinado pelo português Abel Ferreira, que no sábado triunfou no reduto do Volos, também por 2-0.

Alemanha

O Eintracht Frankfurt, que não contou com o português André Silva, lesionado, mas teve o compatriota Gonçalo Paciência entre os titulares, foi derrotado pelo Borussia Möenchengladbach por 4-2.

Turquia

O Besiktas, próximo adversário do Sporting de Braga na Liga Europa de futebol, venceu por 1-0 o ‘clássico’ diante do Galatasaray. O lateral português Pedro Rebocho foi titular no Besiktas.

Ucrânia

O líder Shakhtar Donetsk, treinado pelo português Luís Castro, cedeu os primeiros pontos na liga ucraniana de futebol, ao empatar 0-0 na receção ao Oleksandriya, em jogo da 12.ª jornada.

Fora da Europa

O Al Nassr, treinado pelo português Rui Vitória, venceu por 2-1 no terreno do líder do campeonato saudita de futebol, o Al-Hilal, e subiu ao quinto lugar da prova, à passagem da oitava jornada.

O Shanghai SIPG, de Vítor Pereira, colocou-se a um ponto da liderança no campeonato chinês de futebol, ao bater em casa o Dalian Yafang (3-0) e beneficiar do empate do Guangzhou Evergrande (2-2 com o Henan Jianye).

O Al-Duhail, treinado pelo português Rui Faria, venceu na receção ao Al-Gharafa, por 2-1, na oitava jornada da liga do Qatar de futebol, e manteve a liderança da prova.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.