Segunda-feira é dia de recordar o que fizeram os portugueses nos principais campeonatos a nível europeu.

França

No Lille, com os portugueses José Fonte e Renato Sanches a titulares, Xeka entrou aos 58 minutos e Tiago Djaló não saiu do banco, o Lille foi impotente para travar o líder Paris Saint-Germain, tendo perdido por 2-0.

O Bordéus, orientado pelo treinador português Paulo Sousa, regressou às vitórias com um triunfo por 1-0 em casa do Nantes. Já o Marselha, treinado pelo português André Villas-Boas, empatou a um golo com o Angers.

O Mónaco, com Gelson Martins, Gil Dias e Adrien Silva, perdeu em casa por 3-1 com o Estrasburgo, para a 21.ª jornada, e caiu para a 12.ª posição da Liga francesa de futebol, liderada pelo Paris Saint-Germain.

Com Gelson Martins e Gil Dias a titulares, Adrien Silva entrou aos 69 minutos, o Mónaco somou a segunda derrota consecutiva para a Liga e foi ultrapassado pelo Estrasburgo, que ascendeu, provisoriamente, ao sétimo posto.

Itália

O Nápoles, do português Mário Rui, venceu por 2-1 a campeã e líder Juventus, que ainda reduziu por Cristiano Ronaldo no último minuto do tempo regulamentar, em jogo referente à 21.ª jornada da Liga italiana de futebol. Cristiano Ronaldo viu ainda um golo anulado por posição irregular do argentino Gonzalo Higuain.

A Roma, orientada pelo treinador português Paulo Fonseca, empatou a 1-1 no dérbi com a Lazio, que vinha de uma série de 11 triunfos consecutivos, e segue no quarto posto, com 39 pontos.

O Verona, com o português Miguel Veloso a titular, venceu o Lecce, por 3-0, com golos do polaco Pawel Dawidowicz, aos 19 minutos, Matteo Pessino, aos 34, e Giampaolo Pazzini, aos 87, na conversão de uma grande penalidade.

O Parma, com o português Bruno Alves no ‘onze’, venceu por 2-0 na receção à Udinese, com golos de Riccardo Gagliolo, aos 19 minutos, e do sueco Dejan Kulusevski, aos 34.

O AC Milan de Rafael Leão foi vencer 1-0 a casa do 'aflito' Brescia.

Espanha

O Atlético de Madrid somou o quarto encontro consecutivo sem vencer, ao empatar em casa com o Leganés (0-0), em jogo da 21.ª jornada da liga espanhola de futebol. Com João Félix a titular, o Atlético de Madrid não conseguiu marcar frente ao Leganés, que jogou o último minuto dos descontos com Jonathan Silva, ex-Sporting, na baliza, depois da expulsão do guarda-redes Cuellar, num encontro em que Kevin Rodrigues foi eleito o melhor em campo.

O Barcelona foi derrotado em casa do Valência, por 2-0, na 21.ª jornada da liga espanhola de futebol, num encontro em que Gonçalo Guedes e Thierry Correia ficaram fora dos convocados valencianos e Nelson Semedo não saiu do banco dos catalães.

Inglaterra

O defesa português Diogo Dalot estreou-se a marcar pelo Manchester United, na goleada por 6-0 sobre o Tranmere, que garantiu aos ‘reds’ a passagem aos oitavos de final da Taça de Inglaterra em futebol.

O internacional português Bernardo Silva apontou um dos quatro golos que garantiram a vitória do Manchester City sobre o Fulham e a presença dos detentores da Taça de Inglaterra à próxima fase.

O Tottenham, orientado pelo português José Mourinho, e o Southampton, empataram 1-1, adiando para um segundo jogo a decisão sobre a presença nos ‘oitavos’.

Alemanha

O Leipzig, líder da liga alemã de futebol, perdeu por 2-0 no terreno do Eintracht Frankfurt, em jogo da 19.ª jornada, e permitiu ao Borussia Mönchengladbach aproximar-se do primeiro lugar. O português Gonçalo Paciência, que entrou em jogo aos 77 minutos para o lugar do holandês Bas Dost, fez a assistência para o segundo golo da equipa da casa, apontado já em tempo de descontos (90+4) por Kostic.

O internacional português Raphaël Guerreiro anotou um dos golos da vitória (5-1) caseira do Borussia Dortmund diante do Colónia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.