A pandemia da COVID-19 acendeu, nos últimos meses, o debate sobre a suspensão dos campeonatos, as condições de retoma e, até mesmo, quem deveria ser consagrado campeão, que equipas desceriam divisão ou teriam acesso às competições europeias, caso o futebol não retomasse.

Foi a pensar nisso que a consultora portuguesa LTPlabs criou um algoritmo que prevê a classificação mais provável caso os jogos não retomassem, não só em Portugal, mas também nas cinco principais ligas europeias (Inglaterra, França, Alemanha, Espanha e Itália).

Dos seis campeonatos analisados, o português é o que está mais em aberto. Com apenas um ponto de diferença entre FC Porto e Benfica aquando da retoma da competição (as duas equipas estão agora empatadas com 60 pontos), as simulações apontam para uma probabilidade de 68% dos 'dragões' se sagrarem campeões, enquanto a dos 'encarnados' é de 32%.

O simulador indica ainda que FC Porto e Benfica têm lugar na Liga dos Campeões, ao passo que SC Braga, Sporting e Rio Ave vão disputar a Liga Europa. No que toca às descidas, é praticamente certo que Portimonense e Aves sejam despromovidos à II Liga.

Para determinar estes resultados, a equipa de consultores da LTPlabs desenvolveu um modelo de Machine Learning, que recorre a padrões de dados do passado para prever os resultados.

Para aferir os resultados do modelo, foram treinados os dados desde a época 2007/2008 até 2015/2016, para testar com as temporadas de 2016/2017 a 2018/2019. Foram consideradas cerca de 100 variáveis na previsão dos resultados dos jogos, como por exemplo, a classificação anterior de ambas as equipas ou informações históricas do seu confronto direto. Combinando toda esta informação, o algoritmo é capaz de prever o desfecho de um jogo futuro, permitindo a simulação da classificação final do campeonato.

Ronaldo campeão em Itália, Barcelona vence em Espanha

Lá fora, se a pandemia não tivesse interrompido a presente temporada, este modelo de Machine Learning antecipa que Barcelona, Bayern e Juventus seriam coroados campeões, além das óbvias vitórias de Liverpool e Paris Saint-Germain (ambos com 100% de hipótese).

A fechar o top 3 dos mais prováveis vencedores está a Juventus de Cristiano Ronaldo. As simulações apontam para 95% de hipóteses da 'Vecchia Signora' sagrar-se campeã da Serie A.

Já em Espanha, o Barcelona tem 79% de hipóteses de conquistar o campeonato pelo terceiro ano consecutivo.

No caso da Bundesliga, foram gerados três possíveis campeões, embora a probabilidade de o Bayern Munique perder o título seja de apenas 11%.

Com regresso marcado para 17 de junho, a Premier League não deve sofrer grandes alterações no topo da tabela classificativa. O Liverpool leva 25 pontos de vantagem sobre o Manchester City e é o mais que provável vencedor da época 2019/20 em Inglaterra (100% de hipótese).

Em França, o campeonato foi dado como terminado no final de abril e o Paris Saint-Germain foi declarado vencedor. Uma decisão acertada, de acordo com o algoritmo desenvolvido pela LTPlabs. Recorde-se que o PSG liderava o campeonato com 12 pontos de avanço sobre o segundo classificado Marselha, de André Villas-Boas, quando a temporada foi suspensa em março.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.