O Desportivo das Aves é campeão da primeira edição da Liga Revelação. Os avenses empataram com o SC Braga em Fão a uma bola e terminaram a fase de apuramento do campeão desta prova de sub-23 com 43 pontos, mais um que Sporting, 2.º e mais dois que Rio Ave, 3.º. Vila-condenses perderam nos descontos com o Estoril, os 'leões' venceram Benfica por 4-2.

À entrada para a 10.ª e derradeira jornada desta fase, três clubes ainda podiam ser campeões: o Aves só precisava de vencer para confirmar o título ou então empatar e esperar que o Rio Ave não vencesse o Estoril. Se perdesse, o Rio Ave também tinha de perder e o Sporting não podia vencer o Benfica por uma diferença de golos que o colocasse na frente. O Rio Ave tinha de ganhar ao Estoril e o Aves não vencer para ser campeão. O Sporting precisava de vencer e esperar pela derrota de Aves e Rio Ave.

Em Alvalade, o Sporting tinha de vencer o Benfica e esperar que Rio Ave e Aves perdessem os seus jogos. Os 'leões' entraram fortes e já venciam por 3-0 ao intervalo, com golos de Paulinho, Marco Túlio e Pedro Mendes, já depois de o Benfica falhar uma grande penalidade por Zé Gomes quando o jogo estava 0-0.

No segundo tempo, Diogo Pinto reduziu, de grande penalidade, Marco Túlio bisou para o 4-1 e Carter fez o 4-2 final.

Numa jornada imprópria para cardíacos, o Desportivo das Aves correu muitos riscos frente ao SC Braga em Fão. Abdoulaye marcou para o Aves logo aos quatro minutos mas Martelo empatou para os minhotos aos 68. Até ao final, com o Aves balançado no ataque, o Braga teve várias oportunidades para marcar em contra-ataque.

No outro campo, o Rio Ave perdeu com o Estoril por 2-1, com golo sofrido nos descontos, mas podia ter vencido a prova, já que teve várias oportunidades para marcar. A mais flagrante, nos descontos, com Jaiminho a atirar para fora, num remate dentro da pequena área.

Assim o Desportivo das Aves termina com 43 pontos e é campeão da primeira edição da Liga Revelação. O Sporing, que perdeu na ronda anterior com o Estoril, é o vice-campeão com 42 pontos, mais um que o Rio Ave, que terminou em terceiro com 41 pontos.

O Estoril Praia terminou na quarta posição, também com 41 pontos, à frente do Benfica, com 32, e do Sporting de Braga, com 28.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.