Numa altura em que a época futebolística caminham para o seu final, já há campeão em Itália, França e Grécia (em Espanha o Barcelona está perto de renovar o título) mas em outros países a luta será até ao último minuto.

Em Portugal e na Holanda os dois primeiros estão empatados com o mesmo número de pontos, em Inglaterra o City pode voltar a ter o ponto de vantagem sobre o Liverpool se vencer o seu jogo em atraso esta quarta-feira. Na Alemanha, lidera o Bayern Munique, com mais um ponto que o Borussia Dortmund. A Holanda vive situação idêntica a Portugal, com o Ajax empatado com PSV na liderança, ambos com 77 pontos.

Portugal: FC Porto e Benfica 'taco-a-taco' até ao último suspiro

Em Portugal, Benfica e FC Porto não desarmam na luta pelo título. Ambos tem 75 pontos em 30 jornadas mas os 'encarnados' têm vantagem no confronto direto (venceram o rival na Luz e no Dragão) e na diferença de golos, pelo que podemos ter um campeão com os mesmos pontos do segundo colocado. Nas derradeiras quatro jornadas, a equipa de Bruno Lage vai ao terreno do SC Braga e do Rio Ave e recebe o Portimonense e o Santa Clara.

Já o FC Porto de Sérgio Conceição joga fora com o Rio Ave e Nacional e em casa com Desportivo das Aves e Sporting. Quem escorregar nestes quatro jogos, pode dizer adeus ao título.

Holanda: Ajax e PSV numa luta ao milímetro

Situação idêntica de Portugal é vivida na Holanda, onde o Ajax está empatado com o PSV na liderança, ambos com 77 pontos, ao cabo de 31 jornadas. Nos jogos que faltam, a equipa de Amesterdão recebe o Vitese e o FC Utrecht e joga fora com o De Graafschap. Pelo meio, tem a final da Taça da Holanda frente ao Willmem II e a eliminatória da meia-final da Liga dos Campeões com o Tottenham, cuja primeira-mão é já na próxima terça-feira, 30 de abril.

O PSV tem um calendário mais leve: apenas três jogos até ao final, todos da Liga Holandesa: com Willem II e AZ Alkmaar fora e Heracles Almelo em casa.

Inglaterra: Manchester City com uma 'mão' no título, Liverpool à espera de uma escorregadela

Na Premier League o título está nas mãos do Manchester City, que tem menos dois pontos mas um jogo a menos. Os 'citizens' têm o acerto de calendário esta terça-feira frente ao rival United, no dérbi da cidade de Manchester. Vencendo, a equipa de Bernardo Silva passa a ter um ponto de vantagem sobre o Liverpool, ficando a faltar apenas três jornadas.

Os comandados de Jurgen Klopp recebem o Huddersfield Town e o Wolverhampton (última jornada) e vão ao terreno do Newcastle. Pelo meio tem a eliminatória da meia-final da Liga dos Campeões com o Barcelona, antes do último jogo da Premier League.

Já a equipa de Guardiola joga joga fora com Burnley e Brighton & Hove Albion, com quem termina a Liga, e recebe o Leicester City (além do jogo com o United destas quarta-feira, de acerto de calendário). No final do campeonato, há mais um troféu para vencer: a Taça de Inglaterra frente ao Watford.

Alemanha: Bayern 'roubou' liderança ao Dortmund mas luta será até a última ronda

O Borussia Dortmund liderou a Bundesliga durante várias jornadas mas uma crise de resultados permitiu a aproximação do Bayern de Munique, que alcançou a liderança na 28.ª jornada, quando os bávaros golearam o rival por 5-0. A equipa de Nico Kovac teve uma época de altos e baixos, foi eliminado nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões pelo Liverpool, pelo que só o título na Bundesliga pode salvar a época.

Até ao final, o Bayern Munique vai defrontar o FC Nuremberga, Hannover 96 e Eintracht Frankfurt em casa e o RB Leipzig fora de portas. Pelo meio joga a meia-final da Taça da Alemanha com o Werder Bremen. Já Dortmund recebe o Schalke 04 e o Fortuna Düsseldorf e joga fora com o Werder Bremen e o Borussia Munchengladbach.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.