O treinador cabo-verdiano Pedro Leitão Brito, Bubista, foi apresentado esta terça-feira como o novo selecionador de de futebol de Cabo Verde, substituindo o português Rui Águas, que deixou o cargo para ser adjunto de Jesualdo Ferreira no Santos.

Antigo capitão da seleção de Cabo Verde, Bubista, 49 anos, natural da ilha da Boavista, é atualmente treinador da equipa do Batuque, de São Vicente, onde também já treinou o Mindelense, campeão nacional, e Académica.

Esta será a terceira passagem de Bubista pela seleção cabo-verdiana de futebol como técnico, a primeira principal, depois de ser adjunto do português João de Deus e do cabo-verdiano Lúcio Antunes.

Fez parte igualmente da equipa técnica de Lúcio Antunes no Progresso de Sambizanga, em Angola, país onde jogou antes na equipa do ASA, tendo sido capitão do clube.

Num perfil publicado na sua página oficial, a Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) lembrou ainda que, enquanto treinador adjunto de Lúcio Antunes, Bubista fez parte da "histórica" qualificação e presença na Taça das Nações Africanas (CAN) de 2013.

A equipa técnica de Bubista vai ser formada ainda por Humberto Bettencourt e Pedro Figueiredo.

A seleção cabo-verdiana, conhecida como 'Tubarões Azuis', está a disputar a qualificação para a CAN2021 e encontra-se no terceiro lugar do seu grupo, com dois pontos, menos dois do que Camarões e Moçambique e mais dois do que o Ruanda.

Em outubro, a seleção agora comandada por Bubista vai iniciar também a qualificação para o Mundial de 2022, no Qatar, a qual integra o grupo C africano, com Nigéria, República Centro Africana e Libéria.

Segundo o 'ranking' da FIFA, Cabo Verde é atualmente a 78.ª seleção a nível mundial e a 16.ª em África.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.