Com cinco participações em Campeonatos do Mundo (1978, 1998, 2002, 2006 e 2018), a seleção da Tunísia é a primeira adversária de Angola do grupo E, no Campeonato Africano das Nações (CAN) em futebol, que arranca no dia 21 deste mês no Egipto.

O desafio está marcado para o dia 24, na cidade de Suez.

Das 18 presenças nas Taças das Nações Africanas (esta será a 19.ª), os tunisinos já conquistaram um troféu, em 2004, ano em que acolheram a prova. Também já foram vice-campeões em 1996 e 1965.

Treinados pelo francês Alain Girese, as 'Águias do Cartago' (denominação da seleção da Tunísia) ocupam a segunda posição no ranking da CAF, atrás do Senegal, e 28.ª na FIFA.

No seu plantel destaca-se o médio atacante Wahbi Khazri, do Saint-Étienne de França, o médio Khaoui, do Caen de França, o avançado Youssef, do Al-Ettifa da Arábia Saudita, e o guarda-redes Ben Mustafa, do Al-Shabad, também da Arábia Saudita.

Mauritânia

Será um reencontro, depois de se defrontarem na fase de qualificação. Na primeira volta, Angola venceu por 4-1 e na segunda perdeu por 0-1. Ambas se qualificaram com o mesmo número de pontos (12), mas com vantagem para os angolanos.

As duas seleções vão medir forças na segunda jornada, dia 29, também em Suez.

A Mauritânia é um dos novatos deste CAN, a par do Burundi e Madagáscar. É 21.º na CAF e 103.º na FIFA.

Treinados pelo francês Corentin Martins, nos 'Les Mourabitones' sobressaem atletas como o defesa Oumar N’diaye, do Difaã El Jadidi do Marrocos, o médio Sidi, do Valladolid de Espanha, e o avançado Adama Ba, do Gaziantep da Turquia.

Mali

Em função da simultaneidade dos jogos da última jornada da fase de grupos, angolanos e malianos realizam a sua partida na cidade de Ismaília, no dia 2 de julho.

A equipa maliana já vai na sua 11.ª participação nesta competição, onde já se sagrou vice-campeã (1972) e terminou duas vezes em terceiro lugar (2012 e 2013).

10.º no CAF e 65.º na FIFA, o Mali é treinado por Mohamed Magassouba.

O capitão e avançado Marega (FC Porto) é a principal referência da equipa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.