A Colômbia vai receber a final da Copa América 2020 que organiza em conjunto com a Argentina, numa edição inédita do torneio de seleções mais antigo do mundo, anunciou nesta quinta-feira o presidente Iván Duque.

"A final da Copa América 2020 será realizada na Colômbia, como tem sido um dos grandes desejos de todos nós", declarou Duque durante um ato com funcionários públicos em Bogotá.

Duque disse que a "grande notícia" foi comunicada pelo presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), Alejandro Domínguez, e com isso encerrou a disputa para receber a última partida da próxima edição do torneio.

A entidade que rege o futebol do continente sul-americano aprovou no dia 9 de abril a organização compartilhada, mas ainda faltava definir onde seria disputada a final.

A Copa América 2020 será dividida em duas regiões. Na Zona Norte vão jogar Brasil, Colômbia, Venezuela, Equador e Peru, além de uma das duas seleções convidadas: Austrália e Catar.

Na zona sul vão participar Chile, Uruguai, Argentina, Paraguai, Bolívia e o outro país convidado.

De cada região vão avançar quatro seleções classificadas para a etapa final, que é constituída pelos jogos de quartos de final, meias-finais e final.

A Colômbia organizou pela última vez a Copa América em 2001, ano em que conseguiu o seu primeiro e único título continental, e a Argentina em 2011, quando foi eliminada nos quartos de final pelo Uruguai que mais tarde se sagraria campeão.

A Argentina já venceu a Copa América 14 vezes, mas sua última conquista foi há 26 anos, na edição de Equador de 1993.

Em outubro de 2018, a FIFA autorizou a Conmebol para que a Copa América seja disputada em anos pares a partir da edição de 2020, e que ocorra a cada quatro anos de forma que possa coincidir com o Europeu.

Isso forçou a organização - pela segunda vez neste século - do torneio em dois anos seguidos, depois dos que foram disputados em 2015 no Chile e em 2016 nos Estados Unidos.

Naquele momento foi disputada a Copa América Centenário para comemorar os 100 anos da primeira disputa, em 1916.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.