Sete seleções já garantiram a passagem aos quartos de final da Copa América, faltando apenas conhecer um apurado, que será decidido na madrugada de segunda para terça-feira. De referir que passam a esta fase os dois primeiros classificados de cada grupo (A, B e C) e os dois terceiros melhores classificados. Mas vamos por partes.

No grupo A, Brasil, Venezuela e Peru conseguiram o apuramento para a próxima fase da prova, com a Bolívia a ficar pelo caminho, sem qualquer ponto somado. A equipa 'canarinha' venceu dois jogos e empatou um (0-0 com a Venezuela), liderando o grupo com um total de 7 pontos, e chega aos quartos de final sem qualquer golo sofrido.

Em segundo lugar surge a Venezuela, com cinco pontos, fruto de uma vitória e dois empates. Apesar da pesada derrota diante do Brasil (0-5), o Peru ainda conseguiu apurar-se para a próxima fase como um dos dois terceiros melhores classificados - somou quatro pontos na sequência do triunfo sobre a Bolívia e do empate com a Venezuela.

No grupo B, o destaque vai para a Colômbia de Carlos Queiroz, a assegurar o primeiro lugar só com vitórias - 2-0 sobre a Argentina, 1-0 frente ao Qatar e 1-0 contra o Paraguai. Com o apuramento garantido ao fim da segunda jornada, o treinador português ainda 'ajudou' a Argentina a subir ao segundo lugar do grupo, apesar de uma campanha bastante aquém das expectativas.

A equipa de Lionel Messi perdeu o primeiro jogo contra os 'cafeteros' e empatou o segundo (1-1) frente ao Paraguai, chegando à terceira jornada no último lugar do grupo. No entanto, o triunfo sobre o Qatar (2-0) e a derrota dos paraguaios frente à Colômbia 'catapultaram' a albiceleste para a vice-liderança, com quatro pontos.

Quanto ao Paraguai, que soma um total de dois pontos, ainda pode sonhar com o apuramento como um dos dois melhores terceiros classificados, objetivo que só alcançará em caso de empate entre o Japão (1 ponto) e o Equador (0 pontos), no grupo C. Caso contrário, será o vencedor do jogo desta terça-feira a passar aos quartos de final.

Chile e Uruguai já garantiram o apuramento, mas ainda vão medir forças para definir os respetivos lugares no grupo C. Neste momento, a equipa de Alexis Sánchez lidera com seis pontos, mas ainda pode ser ultrapassada em caso de triunfo dos uruguaios, que somam quatro pontos.

A final da Copa América está marcada para o dia 7 de julho, no Rio de Janeiro.

Confira os resultados até ao momento:

Sexta-feira, 14 junho

Brasil-Bolívia (Grupo A), 3-0

Sábado, 15 junho

Venezuela-Peru (Grupo A), 0-0

Argentina-Colômbia (Grupo B), 0-2

Domingo, 16 de junho

Paraguai-Qatar (Grupo B), 2-2

Uruguai-Equador (Grupo C), 4-0

Segunda-feira, 17 junho

Japão-Chile (Grupo C), 0-4

Terça-feira, 18 junho

Bolívia-Peru (Grupo A), 1-3

Brasil-Venezuela (Grupo A), 0-0

Quarta-feira, 19 junho

Colômbia-Qatar (Grupo B), 1-0

Argentina-Paraguai (Grupo B), 1-1

Quinta-feira, 20 junho

Uruguai-Japão (Grupo C), 2-2

Sexta-feira, 21 junho

Equador-Chile (Grupo C), 1-2

Sábado, 22 junho

Peru-Brasil (Grupo A), 0-5

Bolívia-Venezuela (Grupo A), 1-3

Domingo, 23 junho

Qatar-Argentina (Grupo B), 0-2

Colômbia-Paraguai (Grupo B), 1-0

Segunda-feira, 24 junho

Uruguai-Chile (Grupo C), 00h00 de 25 junho

Equador-Japão (Grupo C), 00h00 de 25 junho

Classificação dos grupos (apurados a negrito):

A) 1.º Brasil, 7 pontos; 2.º Venezuela, 5 pts; 3.º Peru, 4 pts; 4.º Bolívia, 0 pts.

B) 1.º Colômbia, 9 pontos; 2.º Argentina 4 pts; 3.º Paraguai, 2 pts; 4.º Qatar, 1 pt.

C) 1.º Chile, 6 pontos; 2.º Uruguai, 4 pts; 3.º Japão, 1 pt; 4.º Equador, 0 pt.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.