O Flamengo goleou o Grêmio de Porto Alegre por 5-0 e apurou-se para a final da Taça Libertadores. Depois do 1-1 na primeira-mão, o 'mengão' não deu hipóteses no Maracanã e venceu com golos de Bruno Henrique, Gabriel Barbosa (2), Pablo Marí e Rodrigo Caio.

Veja as melhores imagens do jogo

Para este jogo importante, Jorge Jesus já pode contar com Diego, De Arrascaeta e Rafinha, com os dois últimos a serem titulares. Os três jogadores recuperaram de lesões, sendo que o último, Rafinha, só conseguiu jogar graças a ajuda de... David Luiz.

É verdade. O lateral direito, ex-Bayern Munique, foi operado após a vitória frente ao Athletico Paranaense, depois de um lance em que chocou com Rony. Para poder jogar a segunda-mão da meia-final da Libertadores, Rafinha tinha de utilizar uma proteção na cabeça. Foi aí que Rafinha lembrou-se de David Luiz, antigo colega de Petr Cech no Chelsea, guarda-redes que usou durante anos um capacete na cabeça, depois de um choque com um adversário.

"Ainda tenho de jogar com o capacete. Queria aproveitar até para agradecer ao David Luiz, um irmão que tenho no futebol. Ele e a mãe, Regina, foram quem conseguiu o capacete. Falaram com o Petr Cech em Inglaterra, mostraram-se disponíveis para ir buscar, mandaram o capacete para mim e chegou numa semana. Quero muito agradecer-lhes", contou Rafinha.

O capacete chegou mesmo a tempo de o lateral ira jogo e ajudar a colocar o Flamengo na final da Libertadores, 38 anos depois.

O Flamengo, que venceu a competição em 1981, estão na sua segunda final da Libertadores, na qual vão defrontar, em 23 de novembro, em Santiago do Chile, os argentinos do River Plate, detentores do título, que afastaram os compatriotas do Boca.

Para o Flamengo, será a segunda final da principal competição da América do Sul, e, para Jorge Jesus, a terceira de uma prova internacional de clubes, depois de duas derrotas pelo Benfica na Liga Europa, com Chelsea (2012/13) e Sevilha (2013/14).

Além de estar a um triunfo da final da ‘Champions’ da CONMEBOL, o conjunto do Rio de Janeiro segue destacado na liderança do campeonato brasileiro, 10 pontos à frente do campeão Palmeiras, a 11 jornadas do fim - será o primeiro desde 2009.

Veja o resumo do jogo e os cinco golos do encontro

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.