A final da Taça Libertadores da América será jogado no Santiago Bernabéu. A notícia está a ser avançada pelo jornal espanhol 'As'. Diz a mesma fonte que a CONMEBOL chegou a acordo com a Federação espanhola, a FIFA e o Real Madrid para o jogo entre o River Plate e o Boca Juniors ser jogado no campo dos merengues.

O acordo foi alcançado esta quinta-feira e o jogo ficou marcado para o dia 9 de dezembro, às 20h30 (19h30 hora de Portugal Continental). Esta segunda-mão da Taça Libertadores será dirigida por uma equipa de arbitragem de Espanha.

Nesta altura, diz o jornal, falta apenas a aprovação do Governo espanhol - através do Ministério da Educação.

Durante a manhã desta quinta-feira chegou-se a falar na possiblidade de o Catar ou os EUA receberem a final mas Doha e Miami foram rejeitados. Os dois clubes aprovaram a hipótese Santiago Bernabéu.

O presidente do Boca Juniors tinha dito que o clube não iria aceitar qualquer data, até a decisão doTribunal Disciplinar da CONMEBOL, que está a analisar o pedido do Boca Juniors para que a vitória na final lhe seja atribuída. Daniel Angelici fez ainda saber que, caso não concordasse com a decisão do Tribunal, iria recorrer para o Tribunal de Apelo da CONMEBOL ou para o Tribunal Arbitral do Desporto.

O vencedor da Taça Libertadores qualifica-se para o Campeonato Mundial de Clubes que será realizado nos Emirados Árabes Unidos e a final edição de 2019 será a última a ser disputada em duas mãos, ao sistema de jogo único, como acontece na Liga dos Campeões europeus.

No passado sábado, na data inicial prevista para a segunda mão, o autocarro que transportava a comitiva do Boca Juniors foi atacado à chegada ao estádio Monumental, do River Plate, resultando em ferimentos em alguns jogadores.

Os adeptos lançaram pedras e gás pimenta, e os futebolistas Pablo Pérez e Gonzalo Lamardo tiveram que ser assistidos no hospital.

Depois do empate 2-2 cedido na primeira mão, na Bombonera, o Boca pretende que o River seja punido pelo ataque e que se aplique o artigo 18 do regulamento disciplinar, que prevê várias penalizações, entre as quais a desqualificação.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.