A Comissão Europeia (CE) felicitou hoje a seleção espanhola de futebol pela vitória no Euro2012, com o jogo «mais impressionante» e valores «que deveriam servir de inspiração» a todos os cidadãos europeus.

«A equipa nacional espanhola elevou o conceito de êxito desportivo a novos patamares», considerou a comissária europeia da Educação, Cultura e Desporto, Androulla Vassiliou, em carta dirigida ao ministro espanhol Jose Ignacio Wert.

Vassiliou diz que a Espanha não só conseguiu ganhar três competições de seleções AA consecutivamente – algo que nenhuma equipa alcançou -, mas fê-lo praticando «o futebol mais impressionante da época moderna».

A comissária refere ainda que a Espanha demonstrou um nível extraordinário de «humildade e respeito» e que o fez «dentro e fora dos terrenos de jogo».

«O trabalho duro, a dedicação e o espírito de equipa, tão claramente demonstrados pela seleção espanhola, deveriam ser uma inspiração para a nossa juventude e para todos nós», referiu ainda a comissária.

A Espanha sagrou-se bicampeã europeia de futebol ao vencer na final do Euro2012 a Itália por 4-0.

Os espanhóis, igualmente campeões mundiais em título, eliminaram Portugal nas meias-finais da competição, no desempate por grandes penalidades (4-2) e depois de uma igualdade sem golos após prolongamento.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.