O SAPO lança hoje uma iniciativa que pretende revelar quais os jogadores e equipas mais populares do Euro2012. O projeto Twitteuro (link: http://voxx.sapo.pt/twitteuro), desenvolvido pelo SAPO Labs, acompanha em tempo real tudo o que é dito sobre os participantes no Euro2012 através do Twitter: quanto mais vezes se falar de um jogador - para o bem ou para o mal - maior a sua popularidade. Explicamos-lhe como funciona e como pode também participar.

Para mostrar a popularidade das equipas e jogadores foi desenvolvida uma visualização interactiva (link: http://voxx.sapo.pt/twitteuro). Cada uma das equipas participantes no Euro2012 está representada por um círculo. No interior de cada um destes círculos, há círculos mais pequenos que representam cada um dos jogadores da equipa. O tamanho dos círculos depende do valor da popularidade que o Twitteuro foi capaz de determinar. Se clicar nos círculos referentes aos jogadores, pode ver os nomes dos utilizadores que enviaram os últimos tweets que mencionam o jogador escolhido e pode, também, enviar a sua mensagem sobre o jogador ou a equipa.

Como participar no Twitteuro

Para participar, precisa apenas de ter uma conta no Twitter e identificar com a hashtag #euro2012 as suas mensagens sobre as equipas e os seus jogadores. Só são considerados os tweets com essa hashtag. 

Se pretende enviar um tweet sobre uma equipa:

Basta acrescentar ao seu tweet uma segunda hashtag com o código do país, tal como especificado pela FIFA. Estes são os códigos que aparecem no canto do televisor durante a exibição de um jogo. A lista de códigos da FIFA pode ser consultada aqui: (link:http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_FIFA_country_codes).

Por exemplo: "Quero que #por ganhe o #euro2012", em que '#por' se refere à equipa portuguesa.

Se quiser falar acerca de um jogador específico:

Neste caso, basta adicionar o número da camisola do jogador à hashtag com o código do país. Por exemplo: “#euro2012 #por7 grande golo “. Este tweet significa que o Cristiano Ronaldo terá marcado um grande golo porque '#por' identifica a equipa portuguesa e '7' é o número da camisola de Cristiano Ronaldo.

Se quiser apenas dar um ponto positivo ou negativo sobre uma equipa ou jogador, use os sinais '+' e '-'. (bold) Por exemplo: “#euro2012 #por7 grande golo +++++ penteado --“. Este tweet significa que o Cristiano Ronaldo terá marcado um grande golo mas que provavelmente terá de se esforçar no que diz respeito ao cabelo.

Pode acompanhar hoje a evolução deste barómetro do Euro2012 aqui  (link: http://voxx.sapo.pt/twitteuro). As mensagens enviadas demoram alguns segundos a ser processadas, pelo que terá de esperar um pouco para ver o resultado da sua participação.

Para o dia de hoje, 2 de junho, vamos focar a análise apenas na popularidade da equipa portuguesa antes, durante e depois do jogo amigável Portugal-Turquia. Assim que a competição a sério arrancar, vai ser possível comparar todas as equipas e jogadores.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.