Anunciado na semana passada como novo selecionador principal da Espanha, Luis Enrique foi iniciou esta quarta-feira formalmente as suas novas funções e, numa longa conferência de imprensa, não foi simpático para o seu antecessor no cargo, Robert Moreno, acusando-o de deslealdade e de ter uma ambição desmedida.

"Sei que a atenção mediática estará no que aconteceu nos últimos meses e sinto-me obrigado a dar mais explicações do que gostaria. Não gosto de polémicas, quem me conhece sabe-o bem, mas tenho de falar disto, porque foi uma pessoa que trabalhou comigo durante muitos anos", explicou Luis Enrique.

"A única pessoa responsável por Robert Moreno não fazer parte desta equipa técnica sou eu. Não é ninguém da federação. A 12 de setembro Moreno ligou-me, foi o único dia em que tive contacto com ele. Acabou por ir a minha casa e disse-me que queria fazer o Campeonato da Europa e que depois, se eu quisesse, poderia voltar a ser meu adjunto. Compreendo a sua ambição, é uma qualidade que valorizo, mas para mim foi desleal. Eu não o faria e não quero ninguém assim na minha equipa. Em excesso, a ambição não é uma virtude, é um grande defeito."

Moreno e o afastamento de 'La Roja': "Não sei, perguntem a Luis Enrique"
Moreno e o afastamento de 'La Roja': "Não sei, perguntem a Luis Enrique"
Ver artigo

Esclarecida a questão, Luis Enrique não escondeu o contentamento por estar de regresso. "É um dia muito especial para mim e para a minha família, porque estou de volta a casa, à seleção, e a um projeto que iniciei," frisou o antigo internacional espanhol.

Recorde-se que Luis Enrique tinha deixado o cargo no início do ano por motivos familiares - a doença da filha, que viria mesmo a falecer. O então seu adjunto Robert Moreno assumiu, na altura, o cargo de selecionador principal e gruiou Espanha ao apuramento para a fase final do EURO2020. Na noite em que chegou ao fim a fase de apuramento surgiu a notícia de que Luis Enrique iria regressar, algo que Moreno não aceitou da melhor maneira.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.