Depois de garantido o apuramento para o Euro2020, a seleção nacional começa a olhar para o sorteio dos grupos da prova no próximo dia 30 de novembro, em Bucareste, na Roménia, uma das cidades anfitriãs da prova.

Com um novo formato de organização, onde em vez de um ou dois países passaram a existir doze cidades anfitriãs, o sorteio dos grupos ganhou novas condicionantes, nomeadamente a obrigatoriedade das equipas apuradas, caso tenham cidades anfitriãs, jogarem alguns jogos em casa.

Euro2020: Conheça os 12 estádios espalhados pelas 12 diferentes cidades na Europa
Euro2020: Conheça os 12 estádios espalhados pelas 12 diferentes cidades na Europa
Ver artigo

12 países tinham os grupos definidos ainda antes de garantirem o apuramento com a divisão das cidades que recebem o 'Euro' pelos grupos: Itália e Azerbaijão ficariam no grupo A, Rússia e Dinamarca no B,  Holanda e Roménia no C, Inglaterra e Escócia no D, Espanha e Irlanda no E e Alemanha ficaria com a Hungria no F.

Destes doze, apenas o Azerbaijão já não tem qualquer hipótese de seguir para o Europeu do próximo ano, com as restantes já qualificadas ou a caminho do 'playoff' (a Hungria joga hoje e pode seguir direta para o Euro, contudo tem o 'playoff' garantido).

Dessa forma, alguns grupos podem ficar já 50% definidos ainda antes do sorteio, como é o caso do Grupo B e do Grupo F (ainda por confirmar).

Grupo A (Roma e Baku): Itália 
Grupo B (São Petersburgo e Copenhaga): Rússia (Pote 2), Dinamarca (Pote 3)
Grupo C (Amesterdão e Bucareste): Holanda (Pote, 1,2,3) + Roménia ('playoff')
Grupo D (Londres e Glasgow): Inglaterra (Pote 1) + Escócia ('playoff')
Grupo E (Bilbau e Dublin): Espanha (Pote 1) + Irlanda ('playoff')
Grupo F (Munique e Budapeste): Alemanha (Pote 1) + Hungria (apuramento direto ou 'playoff')

*a negrito as seleções com apuramento garantido

Portugal deverá ficar, muito provavelmente, no Pote 3, o mesmo que a Dinamarca, apesar de ainda existir hipótese de subir ao Pote 2, o mesmo que a Rússia - precisa 'só' que a Holanda perca contra a Estónia para passar a ser um dos melhores segundos classificados dos grupos.

De qualquer das maneiras, uma vez que Dinamarca e Rússia terão de ficar no mesmo grupo - o Grupo B - e Portugal estará presente no mesmo pote que uma das duas equipas, não irá jogar contra elas na fase de grupos.

Desta forma, pode já riscar São Petersburgo e Copenhaga da sua lista de bilhetes de avião a comprar para o próximo verão... Sobram-lhe 'só' 10 cidades.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.