Depois do apuramento da Ucrânia, para os males de Portugal, ontem em Kiev, são cinco as seleções já apuradas para o Euro 2020: Bélgica, Itália, Rússia, Polónia e Ucrânia.

Esta terça-feira, mais duas seleções se podem juntar a este lote.

No grupo D, a Irlanda precisa de vencer a Suíça, em Genebra, para garantir o seu lugar no próximo Europeu.

Caso a Irlanda consiga a vitória (e o respetivo apuramento), a última vaga do grupo será disputada entre Dinamarca e Suiça, sendo que ambas as equipas têm lugar garantido no Playoff, via Liga das Nações.

Ainda no grupo D, Gibraltar e Geórgia já não têm hipótese de apuramento via qualificação europeia, sendo que a Geórgia já tem lugar garantido no Playoff por vencer o grupo 1 da liga D da Liga das Nações.

A ’nuestros hermanos’ basta um empate na Suécia para seguir para o Campeonato da Europa, de resto no grupo F mais nenhuma equipa pode garantir já o seu lugar na prova.

Com Malta e as Ilhas Faroe ‘fora de jogo’, se a Espanha vencer, sobram Suécia, Roménia e Noruega para a segunda vaga do grupo F.

Nos restantes grupos, mais nenhuma seleção tem oportunidade de receber ordem de entrada no Euro 2020, mas há duas que podem já receber a guia de saída.

No grupo G, Israel fica de fora se perder com a Letónia esta terça-feira, mas (com a classificação atual) tem lugar garantido no Playoff.

Também a Grécia pode ficar fora caso perca com a Bósnia e Herzegovina ou se a Finlândia vencer a Arménia. A seleção helênica fica totalmente fora da competição, sem hipótese de chegar aos Playoffs.

E os Playoffs?

Com as classificações atuais,(à hora de redação deste artigo) existem três seleções com lugar certo nos playoffs: Escócia, Georgia e Bielorrússia.

Se a qualificação terminasse hoje, a formulação dos Playoffs seriam assim:

Caminho A: Suiça, Islândia, Bulgária/Israel/Roménia*
Caminho B: Bósnia e Herzegovina, País de Gales, Eslováquia, Irlanda do Norte
Caminho C: Escócia, Noruega, Sérvia, Bulgária/Israel/Roménia*
Caminho D: Geórgia, Macedónia do Norte, Kosovo, Bielorrússia

Bulgária, Israel e Roménia estão empatadas e um sorteio teria de ser realizado para decidir quem ficava no caminho A e quem descia para o caminho C.

De recordar que os vencedores dos grupos nas ligas da Liga das Nações têm lugar guardado nos playoff para o Europeu. Caso estas consigam o apuramento direto, o lugar passa para a seleção melhor classificada em todos os grupos da respetiva liga.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.