Esta quinta-feira começam-se a jogar os últimos cartuchos da qualificação para o Europeu de 2020.

Até à próxima terça-feira ficará fechada a lista das seleções que seguem diretamente para a fase de grupos da competição e que se vão juntar às já qualificadas Bélgica, Itália, Polónia, Rússia, Espanha e Ucrânia.

No primeiro dos últimos dias de jogos, há partidas dos grupos A, B e H. Daqui podem sair cinco seleções para o Europeu, já esta quinta-feira.

Grupo A

Inglaterra - Montenegro (19:45)
República Checa - Kosovo (19:45)

Já qualificados: Nenhuma
Sem possibilidade de qualificação direta: Montenegro, Bulgária

O grupo A pode ficar com os dois apurados decididos esta quinta-feira, com a Inglaterra a ter (em teoria) a tarefa mais fácil, bastando um empate na recepção a Montenegro. E mesmo perdendo os 'três leões' podem seguir para o Euro2020, caso o Kosovo perca na Republica Checa.

Este último será o jogo mais decisivo para ambas as seleções: se os checos vencerem tiram bilhete para o Euro, se o Kosovo perder, fica sem hipóteses de seguir direto para o Europeu, tendo de fazer um desvio.

Isto porque, como vencedores do Grupo 3 da Liga D da Liga das Nações, os kosovaques têm lugar guardado no playoff.

'Fora de jogo' estão Bulgária e Montenegro, com os búlgaros (que ficam de 'folga' esta quinta-feira) a terem hipótese de seguir para os 'playoffs', como uma das melhores classificadas da Liga C da Liga das Nações.

Grupo B

Sérvia - Luxemburgo (19:45)
Portugal - Lituânia (19:45)

Já qualificados: Ucrânia
Sem possibilidade de apuramento direto: Luxemburgo e Lituânia

Depois da derrota em Kiev e do apuramento direto (em 1.º lugar) dos Ucranianos, Portugal aponta agora à segunda vaga para a qualificação direta, podendo garantir já a passagem se vencer a Lituânia no Algarve e se o Luxemburgo pontuar na visita à Sérvia.

A Sérvia que luta com a 'Seleção das Quinas' pelo segundo lugar, mas estando dependente dos resultados portugueses.

Ainda assim, tanto Portugal como a Sérvia têm um lugar garantido nos 'playoffs' por terem vencido os respetivos grupos na UEFA Nations League.

Os adversários dos que têm ainda hipótese de seguir em frente, com a Lituânia sem hipótese de seguir na prova (precisava que todas as equipas da Liga C (são 15) conseguirem a entrada direta no Europeu) e com o Luxemburgo a precisar que uma das primeiras classificadas da Liga D, consiga o apuramento direto para conseguir chegar aos 'playoffs' como a 5.ª melhor classificada da liga mais baixa da Liga das Nações.

A Ucrânia, já qualificada, não joga nesta primeira jornada.

Grupo H

Turquia - Islândia (17:00)
França - Moldávia (19:45)
Albânia - Andorra (19:45)

Já qualificadas: Nenhuma
Sem possibilidade de apuramento direto: Albânia, Andorra, Moldávia

A Turquia e a França estão empatadas com 19 pontos no 1.º e 2.º lugar respetivamente do grupo. Para avançarem diretas para o Campeonato da Europa do próximo ano precisam de pontuar (uns mais que outros) esta quinta-feira, com os turcos a poderem garantir a sua qualificação e a qualificação francesa.

Isto porque a Turquia precisa apenas de um empate na recepção à Islândia para garantir o apuramento e se o fizer garante o apuramento francês, que precisa que os islandeses não vençam. Mesmo que a Islândia vença, desde que os franceses ganhem na recepção à Moldávia garantem a qualificação.

A Islândia ainda têm hipóteses de apuramento direto, mas precisa de vencer na visita a Istambul, no primeiro jogo do dia, às 17 horas. Apesar disso, os islandeses podem beneficiar do facto da maioria das seleções da Liga A da Liga das Nações estar perto do apuramento direto, conseguindo ser repescada como uma das melhores quatro equipas da Nations League.

Albânia, Andorra e Moldávia já não conseguem o apuramento direto, nem têm hipóteses de ter um lugar no 'playoff'.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.