Realizou-se ao final da tarde deste sábado, em Bucareste, o sorteio para a fase final do Europeu de 2020 de futebol, que irá decorrer entre 12 de junho e 12 de julho, em 12 cidades europeias.

Portugal ficou no 'grupo da morte', com França e Alemanha. Os jogos da fase final do Grupo F vão ser disputados em Munique (Alemanha) e Budapeste (Hungria).

A última seleção a integrar o grupo será conhecida no dia 31 de março de 2020, a sair do lote entre Islândia, Roménia, Bulgária e Hungria, sendo que, caso seja a Roménia a vencedora, esta será integrada no grupo C. Sendo assim, o último adversário de Portugal sairá do play-off do grupo que  tem Georgia, Bielorússia Macedónia do Norte e Kosovo.

Datas dos jogos

Portugal começará a defesa do título, em Budapeste (Hungria), tendo por adversário a seleção que integrará o grupo F vinda do play off.

O segundo jogo da Seleção Nacional está agendado para 20 de junho, frente a Alemanha, em Munique.

Portugal  fecha a fase de grupos a 24 de junho com a França, de novo na capital da Hungria.

A fase final do Campeonato da Europa, com jogos em 12 cidades, arrancará a 12 de junho de 2020 com o Turquia-Itália, no Olímpico de Roma e acabará com a disputa da final em Wembley, em Londres, a 12 de julho.

Este acaba por ser um sorteio 'cruel', já que logo na fase de grupos, os campeões europeus podem 'apanhar' Alemanha e França, dois rivais históricos de péssima memória, ainda mais com os gauleses a quererem 'vingar' a derrota na final do Euro2016.

O histórial contra França e Alemanha não é bom mas... basta só uma vitória, como já aconteceu em outras fases finais. E que vitórias: uma deu o título no Euro2016 e na outra, Sérgio Conceição 'destruiu' os alemães.

Os confrontos diretos entre a atual campeã mundial e a atual campeã europeia caiem a favor de França, com 18 vitórias em 25 encontros entre as equipas. Portugal saiu vencedor em seis ocasiões e com um empate noutra.

Olhando para as fases finais de Euros e Mundiais, a balança continua a cair para o lado francês com três vitórias em quatro jogos e apenas uma vitória para Portugal, em 2016.

Fernando Santos analisa o Grupo F: "São dois favoritos e um candidato"

Este grupo mete respeito a Portugal mas Fernando Santos espera passar.

"São os três últimos vencedores das três grandes provas. Será um grupo forte, dois favoritos e um candidato. Todos vão respeitar-se uns aos outros e é esperar quem é o quarto. Pode ser que o primeiro jogo seja uma repetição do Euro'2016, se ganhar a Islândia o seu grupo do playoff. Vamos acreditar nas nossas possibilidades e podemos vencer. Todos têm a sua responsabilidade. Há quatro equipas favoritas pelo seu historial e valor. Estas são duas dessas quatro e Portugal é um candidato e tem as suas chances", começou por dizer à Sport TV.

Fernando Santos não acha que, o facto de João Félix ser Golden Boy e Ronaldo possível Bola de Ouro, possa aumentar aumentar as exeptativas de Portugal.

"Não passam por aí as aspirações de Portugal no Euro. Isso não cria mais ou menos responsabilidade mas sim a equipa no seu todo, que quer voltar a ser campeã da Europa. Sobre CR7, estou ansioso e desejoso que ganhe o prémio", atirou, antes de falar da logística da prova e de expressar um desejo.

"Seria mais fácil se ficássemos no grupo da Espanha, podíamos ficar em Portugal na Cidade do Futebol. Assim em principio será Budapeste o quartel general.. mas é melhor do que Baku. Agora é analisar os adversários, estudar bem para estarmos bem quando começarmos", comentou.

Joachim Löw, selecionador alemão, também já comentou o sorteio. O técnico sublinhou que preferia ter outros adversários mas quer passar da fase de grupos.

"Este é o grupo da porte. Os jogos em Munique serão uma festa, haverá muitas expetativas de vencer e seguir em frente. Para a nossa jovem equipa, este será um grande desafio mas também algo que motiva muito. É esta a recompensa por termos vencido o nosso grupo de qualificação", atirou.

Já Didier Deschamps, selecionador que perdeu o Euro2016 em casa para Portugal, espera uma França pronta o quanto antes.

"Este é o grupo mais difícil, mas temos de aceitá-lo, é como é. Será exigido que a seleção francesa esteja pronta o quanto antes. É um grupo difícil, em teoria, devido à qualidade dos adversários e dos seus últimos resultados", disse o selecionador francês.

Deschamps mostrou-se ainda desagradado por só saber o último adversário do grupo em março.

"Não fico feliz quando há um play-off com a possibilidade de apurar uma equipa mais fraca. Estamos numa situação em que talvez seja pior, porque o último apurado (completa o grupo e março) poderá ser o maior dos obstáculos. Mas temos que estar prontos para tudo", atirou.

 Eis os grupos da fase final do Euro2020

Grupo A - Turquia, Suiça, Itália, País de Gales

Grupo B - Rússia, Bélgica, Dinamarca, Finlândia

Grupo C - Ucrânia, Holanda, Áustria,Vencedor do playoff D (Geórgia, Macedónia do Norte, Kosovo, Bielorrússia)

Grupo D - Croácia, Inglaterra, Rep. Checa, Vencedor do playoff C (Escócia, Noruega, Sérvia, Israel)

Grupo E - Espanha, Polónia, Suécia, Vencedor do playoff B (Bósnia e Herzegovina, Eslováquia,República da Irlanda, Irlanda do Norte)

Grupo F - França, Alemanha, Portugal, Vencedor do playoff A (Islândia, Bulgária, Hungria ou Roménia)

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.