O treinador da equipa de futebol feminino do Benfica, Luís Andrade, disse hoje que espera um "grande jogo" no sábado frente ao Sporting, no primeiro dérbi oficial entre os dois clubes, para o campeonato nacional.

“Estou convencido de que vai ser um grande jogo (…). São duas equipas que gostam de jogar à bola. Têm uma identidade igual”, disse o treinador ‘encarnado’ na conferência de imprensa em que perspetivou a partida da quarta jornada, no sábado, no Estádio da Luz (17:00).

Os eternos rivais preparam-se para o primeiro dérbi feminino oficial, numa época em que o Benfica se estreia na Liga principal e o Sporting cumpre a quarta temporada, tendo na ‘bagagem’ dois títulos de campeão, em 2016/17 e 2017/18.

Antes da entrada em cena das ‘águias’, que surgiram no futebol feminino na segunda divisão, a supremacia dividia-se entre Sporting de Braga (campeão em 2018/19) e Sporting, embora as ‘águias’ tenham vencido a Taça de Portugal na última época.

Em 2019/20, após três jornadas, a liderança é partilhada por Benfica e Sporting, ambos com nove pontos, enquanto o Sporting de Braga segue atrás, depois de ter perdido na primeira jornada, na visita às ‘leoas’.

Em relação ao dérbi lisboeta, Andrade desvalorizou a ideia de que será nos jogos entre estas três equipas que se decidirá o título, à semelhança do que aconteceu nas anteriores épocas, com o campeão a sair da equipa que se superiorizava nos confrontos entre Sporting e Braga.

“Não podemos pensar que é uma luta a três. Olhamos jogo a jogo, cada campeonato tem a sua história. [Três equipas a lutarem pelo título?] Não podemos passar essa mensagem às nossas atletas”, frisou Luís Andrade, admitindo, porém, uma importância acrescida nestes jogos.

O dérbi, que será o primeiro oficial no futebol feminino, acontece depois de um jogo de solidariedade na época passada, em março, em que o Sporting venceu o Benfica por 1-0, num estádio do Restelo que viu ser batido em Portugal o recorde de espetadores no setor feminino, com mais de 15.000 pessoas nas bancadas.

Luís Andrade não espera semelhanças em relação a esse encontro, lembrando desde logo que as duas equipas “mudaram de treinadores”: Andrade substituiu João Marques e Susana Cova assumiu o lugar de Nuno Cristóvão.

O discurso de hoje do treinador das ‘águias’ apontou para o triunfo no dérbi, com o técnico a dizer que a sua equipa “está preparada” para não falhar e surpreender um Sporting que qualificou de bem organizado, com um plantel no qual figuram nove habituais internacionais lusas.

O jogo, da quarta jornada do campeonato, tem início marcado para as 17:00 de sábado, no Estádio da Luz, naquele que será também o primeiro jogo oficial da equipa feminina no recinto principal do clube, onde só jogaram um jogo de apresentação, na época de estreia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.