A emoção por saber quem será campeão nas principais ligas europeias está a ficar mais curta, isto faltando praticamente dois meses para o final da época. Manchester City, PSG, Bayern de Munique e Barcelona estão perto de levantar o trofeu de campeão nos respetivos países.

Em campeonatos como Itália e Portugal continua a incerteza, sendo que na Serie A são dois os clubes que competem pelo título de campeão, enquanto na Liga NOS há três candidatos.

Olhemos então para o campeonato inglês

As contas para o título

O Manchester City pode proclamar-se campeão inglês daqui a duas jornadas, no dia 07 de abril, num jogo contra o Manchester United de José Mourinho. A faltarem sete jornadas para o final, a equipa de Pep Guardiola precisa de vencer os jogos contra o Everton e o rival de Manchester.

Os ‘citizens’ têm neste momento 16 pontos de vantagem sobre o United e 18 sobre o Liverpool.

O que ainda está por decidir

É garantido que United e Liverpool consigam a entrada direta para a fase de grupos da Liga dos Campeões. A quarta e última vaga continua em aberto para Tottenham (61 pontos) e Chelsea (56). O Arsenal, sexto com 48, deverá ficar com o lugar da Liga Europa. O sétimo lugar também pode garantir uma vaga na segunda competição da UEFA, isto de o United ou o Chelsea venceram a Taça de Inglaterra. Nesta luta estão Burnley (43), Leicester (40) e Everton (40).

Quanto a despromoções para o Championship, é quase certo que o West Brom vai descer de divisão, mas há oito equipas separadas por sete pontos na luta para conseguir ficar na Premier League. Stoke City (27) e o Southampton (28) são penúltimo e antepenúltimo respetivamente, perto destes clubes temos o West Ham (30), Crystal Palace (30), Huddersfield (31), Swansea (31), Newcastle (32) e o Brighton (34).

[caption]Classificação dos sete primeiros lugares da Premier League[/caption]
Classificação dos sete primeiros lugares da Premier League

Olhemos agora para o campeonato alemão

As contas para o título

Heynckes poderia ter igualado o feito de Pep Guardiola, sagrando-se campeão a sete jornadas do final da Bundesliga, mas o Bayern de Munique caiu em Leipzig (2-1) e os perseguidores Schalke, 2º a 17 pontos de distância, e Dortmund, 3º a 18 pontos, venceram os respetivos jogos.

A formação de Munique tem agora uma nova oportunidade na próxima jornada, a 31 de março, o Bayern pode sagrar-se já hexacampeão alemão. Para isso tem de vencer o clássico com o Dortmund e esperar que o Schalke não ganhe diante do Friburgo. Em 2013, Jupp Heynckes deixou o Bayern com quatro títulos no bolso (Bundesliga, Supertaça, Taça da Alemanha e Liga dos Campeões).

Besiktas Istanbul vs FC Bayern Munich
Jogadores do Bayern festejam a vitória créditos: ERDEM SAHIN/EPA

O que ainda está por decidir

Existe uma luta por três vagas no acesso a direto à fase de grupos da Liga dos Campeões e duas para a Liga Europa. Seis pontos separam o Schalke, que é segundo com 49 pontos, do Leipzig (6º com 43). No meio disso estão Dortmund (48), Eintracht Frankfurt (45) e Leverkusen (44). Fora dos lugares europeus e que ainda têm uma esperança são Hoffenheim (39), Estugarda (37) e Gladbach (36).

No fundo da tabela a coisa está ‘feia’ para o Hamburgo, que se arrisca a descer de divisão pela primeira vez na história da Bundesliga. A equipa é mesmo a última classificada com 17 pontos e o Colónia, outro histórico do futebol alemão, poderá fazer companhia ao Hamburgo na descida, uma vez que soma apenas 20 pontos. O Mainz e o Wolfsburgo, ambos com 25, jogarão com os pés em brasa, enquanto o Friburgo (30) está mais descansado.

[caption]Os sete primeiros classificados da Bundesliga[/caption]
Os sete primeiros classificados da Bundesliga

E em França?

As contas para o título

Depois de ter perdido o título para o Mónaco na época passada, o PSG prepara-se para erguer o tróféu de campeão francês, é uma questão de semanas, ou melhor, poderá ser daqui a duas jornadas quando receberem os monegascos a 17 de abril. Antes, a equipa de Neymar e companhia terá de bater o St.-Étienne para conquistar o sétimo ‘Le Championnat’.

O que ainda está por decidir

O Mónaco, segundo classificado com menos 17 pontos, tem a entrada direta na Liga dos Campeões assegurada. Já o terceiro posto, que dá acesso ao play-off da Champions, fica em aberto para o Lyon e Marselha. A equipa de Rolando é terceira com 59 pontos, enquanto o Lyon, de Rony Lopes, é quarta com 57.

Depay festeja golo do Lyon frente a Marselha
Depay festeja golo do Lyon frente a Marselha

Além do quarto lugar, é provável que o quinto e sexto classificado consigam marcar presença na Liga Europa, isto porque o PSG e o Mónaco vão jogar a final da Taça da Liga. O sexto lugar garante uma vaga se os de Paris vencem a prova. Neste momento, a tabela está ordenada da seguinte forma: Rennes (quinto, 45), Nantes (sexto, 44), Montpellier (42), Nice (42) e, mais longe, o St.Étienne (39).

O fundo da tabela está apertado para o Metz (21 pontos), que precisa de um milagre para conseguir a manutenção. Se o campeonato francês terminasse hoje, o Lille (28) também desceria de divisão. Seguem-se Troyes (29), Toulouse (30), Amiens (31), Estrasburgo (32). Un pouco mais acima estão Guingamp (35), Caen (35) e Angers (35).

[caption]Os sete primeiros classificados da Liga francesa[/caption]
Os sete primeiros classificados da Liga francesa

Campeão em Itália poderá ser até à última jornada

As contas para o título

Em Itália ainda não existe campeão definido. Apenas dois pontos separam a Juventus (75) do Nápoles (73). Cinco jornadas separam o confronto entre a 'Vecchia Signora’ e os napolitanos, agendado para 22 de abril em Turim. Aí começará a desenhar-se o campeão de Itália 2017/18, podendo ser o sétimo título consecutivo para a Juve ou o primeiro para o Nápoles desde 1990.

O que ainda está por decidir

Apenas Juve e Nápoles têm a presença garantida na próxima edição da Liga dos Campeões. Entre a Roma (3º lugar com 59 pontos e 29 jogos) e o AC Milan (6º com 50 pontos e 28 jogos) existem nove pontos de diferença. O Inter (4.º com 55) também está na corrida para disputar a Champions. Lazio (54) e AC Milan (50) iriam neste momento à Liga Europa.

Poderá haver ainda mais uma vaga para a segunda competição da UEFA se a equipa de André Silva vencer a Taça de Itália à Juventus. A confirmar-se este cenário, os mais bem posicionados são Atalanta (44), Sampdoria (44) e Fiorentina (41).

Quanto a despromoções, o Benevento (10 pontos) tem um pé na segunda divisão do futebol italiano. Verona (22) e Cretone (24) são outros fortes candidatos à descida. Porém, há outras equipas que terão de dar tudo para continuar na Serie A: SPAL (25), Chievo (25), Sassuolo (27), Cagliari (29) e Genova (30).

[caption]Sete primeiros classificados da Serie A[/caption]
Sete primeiros classificados da Serie A

Olhemos por último para o campeonato espanhol

As contas para o título

Em Espanha, a não ser que aconteça um descalabro, dificilmente o título de campeão fugirá ao Barcelona (75 pontos), uma vez que tem 11 pontos de vantagem sobre o Atlético de Madrid, segundo classificado com 64 pontos. Caso se confirme, o Barcelona voltará a levantar a Taça de campeão espanhol depois de ter perdido para o rival Real Madrid na época passada.

BARCELONA - BILBAO
Messi celebra um golo do Barcelona

O que ainda está por decidir

O Barcelona, o Atlético de Madrid, o Real Madrid (60) e o Valência (59) têm garantido a presença na próxima edição da Liga dos Campeões do próximo ano, já os lugares de acesso à Liga Europa estão mais renhidos. Se o campeonato terminasse hoje, o Villarreal (47) tinha vaga garantida e o Sevilha (45) teria de disputar o play-off. Girona e Bétis, ambos com 43, são os outros candidatos.

O Málaga, um dos nomes fortes de La Liga, está quase a despedir-se da elite do futebol espanhol. A equipa andaluza tem apenas 14 pontos, seguindo-se outro histórico, o Deportivo (20) e o Las Palmas (21). O Levante (27) e o Alavés (31) podem ter uma vantagem confortável, mas não podem descuidar-se nas oito jornadas que faltam.

[caption]Sete primeiros classificados em Espanha[/caption]
Sete primeiros classificados em Espanha

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.