Cristiano Ronaldo é o futebolista com mais probabilidades de vencer a Bola de Ouro na próxima segunda-feira. A conclusão chega de um estudo do Observatório do Futebol da Universidade Europeia, que será hoje divulgado, que elaborou um modelo do perfil-tipo do vencedor do prémio atribuído pela revista France Football, através dos resultados apurados nas últimas 14 edições.

De acordo com o estudo, existem duas variáveis decisivas para a atribuição do galardão: o número de golos e a classificação obtida (por esta ordem) nas competições europeias. Neste sentido, Ronaldo não só ganhou a Champions, então ao serviço do Real Madrid, como marcou 15 golos na prova.

Na segunda posição surge Mohamed Salah, avançado do Liverpool que perdeu a final da Champions para o Real Madrid, mas marcou dez golos na prova, e em terceiro Antoine Griezmann, que conquistou a Liga Europa pelo Atlético Madrid, onde marcou seis golos (mais dois na Liga dos Campeões), além do título de campeão do mundo na Rússia, ao serviço da seleção francesa.

Lionel Messi, Harry Kane, Kylian Mbappé, Eden Hazard e Kevin De Bruyne surgem nas posições seguintes, à frente de Luka Modric, vencedor do prémio The Best da FIFA, que neste modelo de perfil-tipo surge apenas no nono lugar, uma vez que também ganhou a Champions, mas marcou apenas um golo (além de ter sido finalista vencido no Mundial). Raphael Varane completa o top 10.

Fabio Cannavaro, vencedor da edição em 2006, é o único eleito que foge a essa tendência: não marcou nenhum golo nas competições europeias e ficou-se pelos quartos de final da Champions, com a Juventus. No caso do italiano acabou por pesar o facto de ter capitaneado a vitória da seleção no Mundial realizado na Alemanha.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.