O Qatar inaugurou o segundo dos modernos estádios que irá acolher o Mundial2022. O Al Janoub Stadium, situado na cidade de Al Wakrah City, é o primeiro dos estádios construídos de raiz para o Mundial de 2022 a ser finalizado.

Al Janoub Stadium: veja as imagens desta moderna e inovadora obra de arquitetura

Situado a 14 quilómetros da capital, Doha, foi desenhado pela arquiteta inglesa de origem iraquiana Zaha Hadid, e é o primeiro de oito estádios que os cataris se comprometeram construir.

A fachada é inspirada pelo barco típico local dos pescadores de pérolas, o Dhow. Tem capacidade para 40 mil pessoas, está ligado a uma rede de metro e entre outras facilidades propôe wi-fi grátis para os espetadores.

Este estádio aumenta para dois os já disponíveis para o Mundial - há que contar com o icónico Jalifa, construído en 1976 e remodelado para o evento, entretanto reinaugurado em 2017.

Todos os estádios deverão estar concluídos no final de 2020, a tempo de um 'test event' previsto para 2021, cerca de um ano antes do Mundial.

No jogo inaugural do estádio, o Al Duhail de Rui Faria derrotou o Al Sadd de Jesualdo Ferreira por 4-1 na final da Taça do Emir do Qatar, num duelo de técnicos porugueses. Xavi Hernández, lendário jogador do Barcelona, fez o seu último jogo pelo Al Sadd, ele que vai agora abraçar a carreira de treinador.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.