Depois da conquista da Champions, o Liverpool tem estado imparável na Premier League. São já oito triunfos em outros tantos jogos do campeonato, o que deixa a equipa de Jurgen Klopp destacadíssima na liderança da prova, com oito pontos de avanço para o Manchester City, que perdeu por duas ocasiões (Norwich e Wolverhampton) e empatou uma (Tottenham).

Nunca na Premier League houve uma diferença pontual tão grande do primeiro para o segundo lugar, numa fase tão embrionária da prova. A última vez que houve uma vantagem tão vincada à oitava jornada foi em 2005/06, com o Chelsea de José Mourinho a liderar com mais seis pontos que o segundo classificado. Os ‘blues’ acabariam por festejar o título no final dessa temporada.

No ano passado, o Liverpool chegou a liderar com sete pontos de vantagem, mas acabou por ser ultrapassado pelo conjunto de Pep Guardiola e acabou por dizer adeus ao título que lhe foge há praticamente 30 anos.

De resto, uma vantagem tão dilatada como esta, ao nível das principais ligas europeias, só mesmo em Inglaterra. Em Espanha, o Real Madrid lidera ao fim de oito jornadas, com 18 pontos, mais dois que o Barcelona (2.º) e três que o Atlético Madrid (3.º).

Na Serie A italiana, a frente do campeonato também tem sido pautada pelo equilíbrio, ainda que a sétima jornada tenha trazido algumas novidades. A Juventus foi vencer ao terreno do até agora imbatível Inter Milão (1-2) e assumiu a liderança da prova. Soma agora 19 pontos, mais um do que os ‘nerazzurri’. A fechar o pódio, com 16 pontos, está a Atalanta.

Em França, volvidas nove jornadas, o PSG lidera o campeonato com dois pontos de avanço para o Nantes, segundo classificado, e cinco para o Angers, no terceiro posto. Já o Borussia Monchengladbach isolou-se este fim de semana no topo da Bundesliga, algo que não acontecia há 35 anos. O clube do Oeste da Alemanha soma 16 pontos, mais um do que o Wolfsburgo, e mais dois do que Bayern Munique, Friburgo, Leipzig, Schalke e Leverkusen.

Importa referir, também, que o Liverpool é a única equipa na liderança que ainda não ‘tropeçou’ para o campeonato: o Real Madrid leva três empates, a Juventus um, o PSG já perdeu em duas ocasiões e o Borussia Monchengladbach soma um empate e uma derrota.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.