O treinador angolano Hélder Teixeira regressou ao comando técnico da equipa principal de futebol do Recreativo da Caála, três anos depois de ter deixado o conjunto, soube a Angop, esta terça-feira, de fonte do clube.

Segundo a fonte, o novo treinador já se encontra na província do Huambo para dar início ao trabalho na quinta-feira (20), tendo em vista a época futebolística 2019/2020 (Girabola e Taça de Angola).

Hélder Teixeira, que no Girabola 2018/2019 orientou o Progresso do Sambizanga, com o qual alcançou a 7ª posição, com 40 pontos, substitui a David Dias, cujo contrato não foi renovado.

Uma fonte próxima a Hélder Teixeira confirmou à Angop o novo vínculo contratual do técnico com a formação do planalto central, por um ano.

De 50 anos de idade, Hélder Teixeira estreou-se como treinador em 2008, ao serviço do Recreativo da Caála, tendo um ano depois rumado para o Benfica do Huambo e, de seguida, optado pelo Cafanda do Bengo, todas estas na altura formações da II divisão.

Regressou ao Recreativo da Caála em 2011, para coordenar as camadas de formação e treinar a equipa de juniores, com a qual viria a sagrar-se vice-campeão nacional em 2014, depois de ter sido 3º colocado no ano seguinte.

Como futebolista, notabilizou-se no Benfica do Huambo, ainda muito jovem, proveniente do Desportivo de Benguela.

Atingiu o auge da sua carreira defendendo a baliza do Petro de Luanda, onde foi tricampeão nacional (1993, 1994 e 1995), vencedor de duas taças de Angola e duas super-taças.

Entre 1994 e 1995 era presença constante nas convocatórias da seleção de honras, nos torneios de apuramento ao campeonato do Mundo e ao Campeonato Africano das Nações (CAN).

Fundado a 24 de Junho de 1944, o Recreativo da Caála disputa a prova maior do futebol nacional (Girabola) desde 2009, tem como melhor classificação na competição, o 2º lugar alcançado em 2010, com o mesmo número de pontos que o campeão nacional (Interclube). As piores épocas aconteceram em 2016 e 2017, ao posicionar-se na 11ª posição.

Possui, entre outras infra-estruturas, um estádio de futebol, inaugurado em 2013, com a capacidade para 11 mil e 15 lugares. Usa as cores azul, nos calções, e brancas, nas camisolas.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.