A invasão ao relvado por parte dos adeptos e o jorrar de champanhe marcaram no domingo, em Luanda, os festejos da consagração do 1º de Agosto pela conquista do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão (Girabola2018), após a vitória sobre o Cuando Cubango FC, por 1-0, em jogo da última jornada (30ª) da prova, disputado no Estádio 11 de Novembro.

Em esmagadora maioria nas bancadas, os aficionados agostinos, trajados predominantemente com as cores vermelho e preto, depois do apito final do árbitro Benjamim Andrade, não se contiveram e entraram para dentro do campo, exteriorizando com gritos e gestos os seus sentimentos sobre o feito da equipa.

A ação, que em certa medida colocava em perigo a integridade física dos jogadores e de outras pessoas em campo, obrigou à intervenção dos efetivos da Polícia Nacional e pessoal da segurança, para que estes abandonassem o recinto e festejassem nas bancas e áreas adjacentes.

Apesar disso, os festejos na relva prosseguiram com a abertura do champanhe pelos jogadores, treinadores, dirigentes e demais envolvidos, que serviu para brindar a multidão entusiasta, fazendo-se portar de bandeiras e outros distintivos do clube vencedor.

Também à saída eram notáveis caravanas com cânticos e instrumentos sonoros, numa altura em que a euforia era generalizada. O autocarro que transportava os jogadores, bem como a viatura dos treinadores, fizeram parte de rumaria do adeptos, em forma de agradecimento, respondido por acenos por parte dos que nela se faziam transportar.

Ainda no interior do estádio, sem incidentes a registar, decorreu a cerimónia de entrega do troféu pelo presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF), Artur Almeida e Silva, ao capitão Dany Masunguna.

Os jogadores tiveram a oportunidade de dar uma volta ao relvado para apresentarem a taça aos apoiantes nas bancadas, que fervilhavam de contentamento.

Com este resultado, o 1º de Agosto termina o Girabola2018, com 57 pontos, contra 54 do Petro de Luanda.

Este é o 12º título no historial da formação do “Rio Seco”.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.