A reunião desta quinta-feira entre a direção da Federação Angolana de futebol (FAF) e as 16 equipas que vão disputar o Girabola'2018 foi inconclusiva, devido à ausência do presidente do órgão reitor e dos clubes.

O encontro, realizado na sede federativa, em Luanda, visava a concertação da próxima época futebolística, mas dada a profundidade das propostas em função da orientação da CAF (Confederação Africana de Futebol) de conformação da época desportiva africana, houve necessidade da presença dos responsáveis máximos das partes envolvidas.

O presidente da FAF, Artur de Almeida, encontra-se em Marrocos, onde decorre o CHAN'2018, enquanto o Petro de Luanda foi o único clube presente com o seu presidente Tomás Faria, que se ausentou antes mesmo de o encontro ter iniciado.

A FAF, representada por Rui Costa (Secretário-geral), Jorge Mário Fernandes (Presidente do Conselho Central de Árbitro) e Geremias Simão (Presidente do Conselho Técnico e Desportivo) apresentou três propostas à mesa, designadamente o arranque do Girabola no dia 9 de fevereiro e término a 9 de setembro com jogos ao fim-de-semana e obrigatoriamente às quartas-feiras.

A segunda proposta tem como data de início do Girabola 9 de fevereiro e término na primeira semana de outubro. Neste modelo, a Taça de Angola deve ser excepcionalmente suprimida na presente época, pelo que a Taça da Confederação será representada pelo segundo classificado do Girabola'2018.

Na terceira e última proposta, o campeonato inicia dia 9 de fevereiro e termina em setembro. Assim, os jogos da Taça de Angola, mesmo a partir dos oitavos-de-final, serão jogados apenas a uma "mão" e os do campeonato nacional às quartas-feiras e fim de semana.

O próximo encontro ficou agendado para às 10 horas do dia 31, no anfiteatro da FAF.

O Comité Executivo da Confederação Africana de Futebol deliberou no passado dia 10 a uniformização do calendário de competições por parte de todos os seus filiados, estipulando o mês de setembro para início e maio do ano seguinte para encerramento da época.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.