O maior dérbi do futebol angolano, entre 1.º de Agosto e Petro de Luanda, anima no sábado a 10.ª jornada do Girabola, mas as várias partidas em atraso colocam ‘militares' e ‘petrolíferos' ainda afastados do topo do campeonato.

A partida entre os dois maiores clubes angolanos, ambos da capital, está agendada para as 17:00, com a Federação Angolana de Futebol a esperar uma enchente no Estádio Nacional 11 de Novembro, nos arredores de Luanda, com o habitual reforço policial, devido aos confrontos anteriores entres as duas claques.

Com dois jogos em atraso, devido à participação nas competições africanas, o Petro de Luanda, que nos últimos dois campeonatos terminou em segundo lugar, atrás dos ‘militares', soma 13 pontos e vê o líder a seis de distância.

Já o bicampeão em título, 1.º de Agosto, que ainda está a disputar a Liga dos Campeões Africanos, soma quatro partidas em atraso, e surge por isso apenas no antepenúltimo lugar da tabela, a 11 pontos da liderança.

Quem tem aproveitado é o Interclube, outro dos históricos de Luanda, treinado pelo português Paulo Torres, que segue, provisoriamente, na liderança isolada, mas que enfrenta duro teste pouco antes, também no sábado, na viagem ao enclave de Cabinda, para defrontar o Sporting local, equipa que tem surpreendido pela positiva nesta época de regresso ao Girabola.

Ainda no sábado, o Recreativo do Libolo, candidato ao título angolano, recebe no Calulo, Cuanza Sul, o Domant FC, do Bengo, promovido esta época ao Girabola, enquanto no planalto central o novamente 'aflito' JGM do Huambo recebe o Desportivo da Huíla, equipa que em 2017 lutou pela permanência no principal escalão e que agora surge agora na vice-liderança do campeonato.

No fecho da jornada 10, no domingo à tarde, em Luanda, destaque para a receção do Kabuscorp do Palanca, do treinador português Sérgio Traguil, aos ‘diamantíferos' da Sagrada Esperança, com ambas as equipas separadas por apenas dois pontos, nos primeiros ligares do Girabola.

Programa da 10.ª jornada:

- Sábado, 14 abr:

Bravos do Maquis - Progresso do Sambizanga.

JGM do Huambo - Desportivo da Huíla.

Recreativo do Libolo - Domant FC do Bengo.

Sporting de Cabinda - Interclube.

1.º de Agosto - Petro de Luanda.

- Domingo, 15 abr:

Académico do Lobito - Cuando Cubango FC.

1.º de Maio - Recreativo da Caála.

Kabuscorp do Palanca - Sagrada Esperança.

Classificação:

1. Interclube, 19 pontos.

2. Desportivo da Huíla, 15.

3. Sagrada Esperança, 14.

4. Académica do Lobito, 14.

5. Progresso do Sambizanga, 13.

6. Petro de Luanda, 13 (menos dois jogos).

7. Kabuscorp do Palanca, 12 (menos um jogo).

8. Recreativo do Libolo, 12.

9. Recreativo da Caála, 11.

10. Cuando Cubango FC, 11.

11. Domant do Bengo, 11.

12. Sporting de Cabinda 10 (menos dois jogos).

13. Bravos do Maquis, 9 (menos um jogo).

14. 1.º de Agosto, 8 (menos quatro jogos).

15. 1.º de Maio, 6 (menos um jogo).

16. JGM Huambo, 2 (menos um jogo).

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.