16 de outubro de 2004, as 34.400 pessoas que assistiam ao Espanyol - Barcelona, no Estádio Olímpico de Barcelona, muito provavelmente não sabiam, mas estavam a ver história a acontecer à sua frente.

A partida começou com um golo de Deco logo aos dez minutos, num jogo que contou com nomes como Puyol, Eto'o, Xavi e Ronaldinho com a camisola do Barcelona.

Aos 67, Rijkaard promoveu a primeira alteração na equipa 'blaugrana' com a saída de Samuel Eto'o para a entrada de Iniesta, mas o momento de que falamos estava reservado para mais tarde.

16 minutos depois, aos 83 minutos, Deco, marcador do golo, é substituído por uma jovem promessa que fazia o seu primeiro jogo pela equipa principal do Barcelona, nada mais nada menos que... Lionel Messi.

Foi o primeiro dos nove jogos que o argentino veio a realizar na sua primeira época na equipa principal, tendo sido apenas titular em dois desses jogos e tendo feito o seu primeiro golo no último jogo da época frente ao Albacete.

Desde esse longínquo dia de outubro de 2004, Messi soma já 828 jogos (em séniores) entre Barcelona e Argentina, tento feito abanar as redes adversárias em 672 ocasiões.

A efeméride torna-se ainda mais especial, por ser tambem o dia em que o argentino recebeu a sexta bota de ouro da sua carreira.

Além desses troféus, Messi soma ainda cinco bolas de ouro (2009, 2010, 2011, 2012, 2015) e um prémio FIFA The Best (2019), bem com quatro Ligas dos Campeões e dez Ligas Espanholas com o Barcelona.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.