Está instalada a polémica em Espanha, a respeito das novas tecnologias no futebol. Este domingo, o Valência - Barcelona, jogo grande da 13.ª ronda, terminou empatado a uma bola, mas o encontro foi relevado para segundo plano após o apito final. Tudo porque a equipa de arbitragem, liderada por Iglesias Villanueva, não viu uma bola dentro da baliza do Valência, após remate de Messi. O juiz mandou seguir, enquanto os jogadores do Barcelona festejavam golo.

O lance aconteceu aos 30 minutos de jogo: bola recuperada pelo Barcelona, graças a sua pressão alta, esférico chega aos pés de Messi que remata de fora da área. A bola não ia a grande velocidade e era fácil mas Neto, um dos guarda-redes mais seguros da Liga Espanhola, deixou que o esférico lhe passse por entre as pernas e entrasse na baliza. O guarda-redes brasileiro foi rápido a reagir, ainda deu uma palmada na bola, atirando-o para dentro do campo mas ela estava lá dentro.

O lance poderia ser mais polémico já que, enquanto os jogadores do Barça festejavam e o árbitro mandava seguir, o Valência saiu em contra-ataque por Gonçalo Guedes, a bola chegou a Simone Zaza que, por pouco, não bateu Ter Stegen. Os jogadores do Barcelona cercaram o árbitro, pedindo explicações, mas o juiz do encontro manteve a decisão.

Um erro grosseiro que fez Espanha pedir a introdução de novas tecnologias na arbitragem. A Liga Espanhola já decidiu que o VAR será usada na próxima época mas, depois do erro da equipa de arbitragem, liderada por Iglesias Villanueva, é provável que seja antecipada.

Mas mesmo sem o VAR, a polémica podia ser evitada se ao menos a Liga Espanhola usasse a tecnologia da linha de golo. Mas nem isso.

No final do jogo, que deixa tudo na mesma no topo da Liga Espanhola, Jordi Alba falou da jogada.

"É um erro colossal do árbitro. Até eu que estou no meio-campo vi que a bola entrou", disse o lateral, autor do golo do empate, opinião partilhada por Rodrigo, jogador do Valência.

"É golo mas os árbitros fazem parte do jogo", frisou.

Já Erneste Valverde, técnico do Barcelona, colocou ´água na fervura`.

"Também contra o Málaga marcamos um golo numa bola que já tinha saído", atirou.

Veja o lance

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.