O Presidente do Governo Espanhol, Pedro Sánchez, anunciou em conferência de imprensa que a Liga Espanhola regressa a partir do próximo dia 8 de junho.

"Com o aval do Conselho Superior de Desportos, deu-se luz verde para que se possa voltar a jogar a liga de futebol profissional, a partir de 8 de junho", disse.

A Liga Espanhola foi suspensa a 12 de março - no mesmo dia em que a Liga Portuguesa teve o mesmo destino. A suspensão aconteceu depois de ter sido decretada uma quarentena à equipa da Real Madrid e de possíveis casos detetados nos clubes à altura.

A interrupção da competição, inicialmente valida por duas semanas, foi prolongada indefinidamente a 23 de março, sendo que agora já há data para o final da mesma.

Após 27 jornadas, o bicampeão FC Barcelona liderava a prova, com 68 pontos, mais dois do que o Real Madrid.

O regresso do campeonato espanhol vai ocorrer depois da I Liga portuguesa, que está marcado para 03 de junho, e de o Alemão já ter sido retomado, em 16 de maio, com fortes restrições.

Depois da Bundesliga, a Espanha torna-se no segundo país das cinco Ligas europeias de topo a agendar os últimos jogos da temporada 2019/20, enquanto ingleses e italianos ainda aguardam ‘luz verde’ dos respetivos Governos e autoridades sanitárias locais para definir o calendário remanescente.

A pandemia já levou ao cancelamento dos campeonatos de futebol de França, Países Baixos, Bélgica e Escócia.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 338 mil mortos e infetou mais de 5,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 1,9 milhões de doentes foram considerados curados.

*Artigo atualizado às 14h16

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.