Terminou a fase de grupos da primeira edição da Liga das Nações. A desconfiança com que a nova prova da UEFA era vista foi desaparecendo aos poucos e, nesta altura, este modelo caminha para o sucesso. Já não se ouvem selecionadores a criticar a prova, cujos jogos ganharam intensidade e interesse nas derradeiras jornadas dos 16 grupos das quatro ligas.

A primeira fase desta prova trouxe algumas surpresas: a Alemanha caiu para a Liga B e perdeu o estatuto de cabeça-de-série na qualificação para o próximo europeu, a Croácia, vice-campeã Mundial, também desceu de divisão. A França, campeão Mundial, ficou afastada da 'final-four' que será disputada por Portugal, Suíça, Holanda e Inglaterra. Estas quatro seleções vão determinar o primeiro vencedor da prova, em junho de 2019.

Mexidas na qualificação para o Euro 2020

De recordar que esta recém-criada Liga das Nações vai mexer com a qualificação para o Europeu de 2020, que será disputado por 24 seleções mas em 13 países diferentes.

As 55 seleções da UEFA serão divididas em 10 grupos de cinco ou seis. As duas primeiras de cada grupo terão lugar garantido no Europeu. As outras quatro vagas serão encontradas através de playoffs disputados pelos vencedores de cada um dos grupos da Liga das Nações, sendo que cada liga terá um caminho próprio - isto é, haverá um vencedor do playoff nas ligas A, B, C e D.

Os vencedores dos quatro grupos da Liga A (Portugal, Suíça, Holanda e Inglaterra) assim como os 12 vencedores dos grupos das Ligas B, C e D têm assim assegurado uma segunda oportunidade para jogar o Euro2020, caso não consigam o bilhete na fase de qualificação, que irá arrancar já no próximo ano.

Caso um dos vencedores dos grupos da Liga das Nações já tiver assegurado lugar no Euro'2020 através da fase qualificação, essa vaga será atribuída à equipa que terminou na 2.ª posição e assim sucessivamente. Se uma Liga não tiver, pelo menos, quatro equipas a competir neste playoff, as vagas restantes serão atribuídas a equipas de outra ligas, de acordo com o ranking da Liga das Nações.

Veja a classificação dos grupos da Liga das Nações

Assim ficou a primeira edição da Liga das Nações

Liga A

Final Four: Holanda, Suíça, Portugal, Inglaterra.

Descem à Liga B: Alemanha, Islândia, Polónia, Croácia

Edição 2020-21: Bélgica, Bósnia, Dinamarca, Inglaterra, França, Itália, Holanda, Portugal, Espanha, Suécia, Suíça e Ucrânia.

Liga B

Sobem à Liga A: Ucrânia, Suécia, Bósnia, Dinamarca

Descem à Liga C: Eslováquia, Turquia, Irlanda do Norte, República da Irlanda

Edição 2020-21: Alemanha, Áustria, Croácia, República Checa, Finlândia, Islândia, Noruega, Polónia, Rússia, Escócia, Sérvia e País de Gales.

Liga C

Sobem à Liga B: Escócia, Finlândia, Noruega, Sérvia

Descem à Liga D: Estónia, Chipre, Eslovénia, Lituânia

Edição 2020-21: Albânia, Bielorrúsia, Bulgária, Geórgia, Grécia, Hungria, Israel, Kosovo, Macedónia, Montenegro, Irlanda do Norte, República da Irlanda, Roménia, Eslováquia e Turquia.

Liga D

Sobem à Liga C: Geórgia, Bielorrúsia, Kosovo, Macedónia.

Edição 2020-21: Andorra, Arménia, Azerbaijão, Chipre, Estónia, Ilhas Faroé, Gibraltar, Cazaquistão, Letónia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Moldávia, São Marino e Eslovénia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.