Encerrada a última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões ficou a conhecer-se quem passa para oitavos de final, quem cai para a Liga Europa e quem ficou de fora das competições europeias.

Houve surpresas e desilusões. Os tubarões, na maioria dos casos, confirmaram o favoritismo e a condição de candidatos à conquista da prova rainha a nível de clubes no velho continente.

Grupo A

No grupo A a principal desilusão foi o Benfica. Primeiro cabeça de série do grupo, os encarnados tiveram uma prestação absolutamente desastrosa, ao somar 0 pontos em seis jogos. Os encarnados foram a pior equipa na fase de grupos. O Manchester United acabou por confirmar o seu favoritismo e tomar para si o primeiro lugar. Quem acompanha a equipa de José Mourinho nos oitavos de final é o surpreendente Basileia, que se ficou pela segunda posição. Para a Liga Europa segue o CSKA de Moscovo.

Classificação:

1 - Manchester United 9 pontos
2 - Basileia 6 pontos
3- CSKA Moscovo 9 pontos
4- Benfica 0 pontos

No Grupo B

Aqui o ultra apetrechado PSG, que se reforçou e de que maneira na pré-época, assegurou o primeiro lugar. Num grupo em que os tubarões não deram quaisquer hipóteses aos adversários, o Bayern ficou na segunda posição, com os mesmos pontos da equipa de Neymar e companhia (15). O Celtic e Anderlecht só conseguiram arrecadar três pontos. Os escoceses seguem para a Liga Europa.

Classificação

1- PSG 15 pontos
2- Bayern 15 pontos
3- Celtic 3 pontos
4- Anderlecht 3 pontos Grupo C

No Grupo C houve espaço para surpresas. A Roma, que muitos previam que pudesse ficar de fora dos oitavos de final, acabou por assegurar o primeiro lugar com 11 pontos. Com os mesmos pontos, o campeão inglês Chelsea ocupou a outra vaga para a próxima fase. A desilusão foi o Atlético de Madrid. 'Habitué' em fases adiantadas da Champions, este ano os colchoneros têm que se contentar com um lugar na Liga Europa. O Qarabag ficou no último lugar com dois pontos.

Classificação Grupo C

1- Roma 11 pontos
2- Chelsea 11 pontos
3- Atl. Madrid 7 pontos
4- Qarabag 2 pontos

Grupo D

Aqui os dois tubarões também se impuseram. Barcelona e Juventus confirmaram, com naturalidade, a presença nos oitavos. O Sporting ainda mordeu os calcanhares à Juventus, mas a falta de sorte ou experiência nas partidas frente à Vecchia Signora acabaram por rebentar com as aspirações dos leões que assim ruman à Liga Europa. O Olympiacos, com apenas um ponto, ficou no último lugar do grupo.

Classificação

1- Barcelona 14 pontos
2- Juventus 11 pontos
3- Sporting 7 pontos
4- Olympiacos 1 ponto

Grupo E

Era um grupo em que ainda estava tudo por decidir na última jornada. Tanto os lugares de acesso aos oitavos, como o lugar para a Liga Europa. Só o Maribor já estava condenado. Com a goleada imposta ao Spartak (7-0), o Liverpool que era primeiro, confirmou esse estatuto. Com o empate frente ao Maribor, o Sevilha conseguiu também ultrapassar a fase de grupos.

Já o Spartak, que ainda tinha esperanças de apuramento caso vencesse os reds, com a 'tareia monumental' frente à equipa de Jurgen Klopp caiu para a Liga Europa.

Classificação

Liverpool 12 pontos

Sevilha 9 pontos

Spartak Moscovo 6 pontos

Maribor 3 pontos

Grupo F

Com o Manchester City apurado no primeiro lugar e o Feyenoord já eliminado, restava apenas uma vaga por definir no Grupo F. Com os citizens já a pensarem no confronto da Premier League frente ao Manchester United, quem aproveitou a revolução na equipa de Guardiola foi o Shakhtar. A equipa de Paulo Fonseca acabou por assegurar o segundo lugar do grupo com 12 pontos, a três pontos do City. Já o Nápoles, para se apurar, precisava de vencer e esperar por uma derrota do Shakhtar. Nem uma coisa, nem outra. Os italianos acabaram derrotados pelo Feyenood (2-1) e seguem para a Liga Europa. Os napolitanos acabaram por ser a grande desilusão do grupo F.

Classificação

Manchester City 15 pontos

Shakhtar 12 pontos

Nápoles 6 pontos

Feyenoord 3 pontos

Grupo G

Com o Besiktas já apurado, restava atribuir um lugar para os oitavos de final. Aqui o FC Porto tinha vantagem. Bastava aos dragões fazerem o mesmo resultado do Leipzig. Mas o conjunto orientado por Sérgio Conceição acabou por assegurar com brilhantismo o apuramento, ao impor uma goleada no Dragão frente ao Mónaco de Leonardo Jardim (5-2). A equipa de principado, com muitas mudanças no plantel nesta temporada, com destaques para as saídas de Mbappé e Bernardo Silva, foi uma das grandes desilusões da prova. Acabou no último lugar do grupo, depois das meias-finais obtidas no ano passado. O Lepzig ficou no terceiro lugar do grupo com sete pontos.

Classificação

Besiktas 14 pontos

FC Porto 10 pontos

RB Leipzig 7 pontos

Mónaco 2 pontos

Grupo H

No grupo H, o Tottenham surpreendeu tudo e todos ao assegurar o primeiro lugar num grupo onde morava o bicampeão europeu Real Madrid. Os merengues ficaram-se pela segunda posição a três pontos do Dortmund. Os alemães desiludiram e somaram apenas dois pontos no grupo, ainda assim, seguem para a Liga Europa. O Apoel é a equipa fica de fora das competições europeias. Nota para Cristiano Ronaldo que se tornou no primeiro jogador a marcar em todas as jornadas da fase de grupos. O craque português contabiliza até ao momento nove golos em seis jogos e voltou a fazer o 'gosto ao pé', na última jornada, com um golaço frente ao Dortmund.

Classificação

Tottenham 16 pontos

Real Madrid 13 pontos

Borussia Dortmund 2 pontos

APOEL 2 pontos