O Tottenham vai receber esta noite, em Londres, o Leipzig, em partida da primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. Um embate que colocará em campo dois treinadores com currículos bem distintos e de gerações diferentes.

Vinte e cinco anos e uma montanha de títulos separam José Mourinho, de 57 anos, e Julian Nagelsmann, de 32. Mas há um pouco de Mourinho em Nagelsmann, que apesar de muito jovem vai somando proezas ao leme do RB Leipzig. No comando da turma alemã, o promissor técnico alemão segue os passos de Mourinho, também ele considerado, em tempos, uma jovem promessa como treinador, conquistando a sua primeira Liga dos Campeões em 2004, ao leme do FC Porto, quando tinha apenas 41 anos, depois de dar cartas num modesto União de Leiria.

Nagelsmann também começou por dar que falar ao leme de uma formação modesta, ao comandar por três temporadas (2016-2019) o Hoffenheim, que, habituado a lutar pela permanência na Bundesliga, se viu de repente envolvido na luta pelos lugares de acesso à Liga dos Campeões. E também ele foi uma 'pedra no charco' no futebol alemão e numa Bundesliga habituada à 'aristocracia' do gigante Bayern de Munique.

Confronto de gerações e de estilos

Mas as semelhanças ficar-se-ão por aí e, esta quarta-feira, em Londres, teremos oportunidade de assistir a um 'choque geracional' entre dois técnicos com ideias de jogo distintas.

O Leipzig de Nagelsmann é uma equipa que privilegia o ataque, que não se importa de sofrer se marcar mais, e a sua audácia é o espelho perfeito de uma equipa jovem e cheia de fulgor. Esta temporada o Leipzig já marcou 76 golos em apenas 31 jogos no conjunto de todas as competições e, na Bundesliga, apresenta uma média de 2,54 golos por jogo.

Já o Tottenham de Mourinho - que à medida que viu a carreira progredir foi dando mais e mais preponderância ao rigor tático e segurança defensiva, com um futebol mais conservador - leva uma média de apenas 1,78 golos por jogo desde que o técnico português assumiu o leme da equipa. Uma das razões pelas quais Nagelsmann sempre foi contra a alcunha de 'Baby Mourinho' que lhe chegou a ser dada quando comandava ainda as camadas jovens do Hoffenheim, em virtude da atenção que dava aos detalhes.

Problemas para Mourinho

A experiência, contudo, estará do lado do Tottenham - finalista vencido da prova na temporada passada - e de Mourinho - duas vezes vencedor da 'Champions'. "José Mourinho tem a experiência de já ter vivido todo o tipo de situações. Já treinou em tantos jogos a eliminar que sabe sempre o que fazer quando sua equipa domina, é dominada, sofre um golo cedo ou precisa marcar no fim do jogo. Eu, eliminatórias, só conheço as da Taça da Alemanha", reconhece Nagelsmann.

A realidade, ainda assim, mostra que Mourinho não vai além dos oitavos de final da Liga dos Campeões desde 2014, seja com o Chelsea ou com o Manchester United, sempre apostando em um futebol muito conservador.

Além disso, o técnico luso tem encontrado muitos problemas para assentar a sua defesa desde que chegou ao Tottenham. A turma londrina sofreu pelo menos dois golos em nove dos últimos 20 jogos que disputou e a onda de lesões não tem ajudado Mourinho a estabilizar a equipa. A mais recente foi sofrida pelo coreano Heung-min Son - principal maestro dos rápidos contra-ataques do Tottenham e um dos pilares ofensivos da equipa - que fraturou um braço e desfalcará os londrinos por várias semanas.

Aspetos que poderão abrir caminho a que o jovem Nagelsmann possa vir a ser capaz de surpreender o veterano Mourinho, num confronto que pode dizer muito sobre o que será o resto da carreira dos dois.

Equipas prováveis

Tottenham: Lloris; Aurier, Sánchez, Alderweireld, Tanganga; Winks, Dier; Bergwijn, Alli, Lo Celso; Lucas
De fora: Kane (músculo da coxa), Sissoko (joelho), Son (braço)
Em dúvida: Lamela (adutor), Davies (tornozelo)

Leipzig: Gulácsi; Mukiele, Klostermann, Halstenberg, Angeliño; Laimer, Haidara; Forsberg, Sabitzer; Werner, Schick
De fora: Adams (gémeos), Kampl (tornozelo), Konaté (músculo da coxa), Orban (joelho), Upamecano (castigado)
Em risco de exclusão: Haidara

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.