Depois da La Liga perdida frente ao grande rival Real Madrid, o Barcelona aposta tudo no triunfo na Liga dos Campeões, naquele poderá ser sexto triunfo do emblema blaugrana na competição. Quique Setién timoneiro dos culés, também tem a noção que só o triunfo, ou vá, uma final no estádio da Luz poderá ditar a sua continuidade na constelação liderada por Leo Messi.

Especial Liga dos Campeões: Acompanhe todas as decisões com o SAPO Desporto! 

O argentino está particularmente motivado e já deu conta do seu entusiasmo por chegar à final 8 em Lisboa. Isto depois de uma exibição de 'extraterrestre' na partida frente ao Nápoles.

Perder o campeonato frente ao Real Madrid acabou por ser um duro golpe, uma bofetada de luva branca da turma de Zidane, que só um triunfo na Champions poderá fazer esquecer. Depois de na temporada passada ter-se deixado ultrapassar pelo Liverpool, quando na primeira mão tinha vencido por 3-0 e permitiu a reviravolta por 4-3 na segunda mão das meias-finais, os espanhóis estão avisados para o aí vem. E já sabem que para chegarem à final terão antes pela frente um 'osso duro' de roer, o Bayern, um dos candidatos mais fortes apontados para vencer 'final 8' em Lisboa.

A chegada dos culé aos quartos de final, aconteceu sem qualquer surpresa, afinal desde 2006/07, que o Barça não falha essa fase da prova.

Na fase de grupos, o Barcelona reclamou o estatuto e venceu com naturalidade o grupo F. Num agrupamento em que contava com Dortmund, Inter e Slavia Praga, o conjunto de Messi e companhia não deu quaisquer hipótese à concorrência.

No primeiro jogo do grupo empatou em Dortmund (0-0), frente a um adversário temível que faz da sua casa o seu castelo. Na segunda jornada, vitória algo difícil contra aquele que viria a confirmar-se como o segundo classificado desta edição da Série A, através da campeã Juventus. Os catalães viram-se a perder logo aos 2´ frente ao Inter, depois de um golo de Martínez. No segundo tempo, permitiram a reviravolta com um bis de Suárez (58´, 84´).

Na terceira jornada, contra o adversário mais débil do grupo o Slavia Praga, o Barcelona venceu pela margem mínima (1-1). Messi começou por dar vantagem aos catalães (3´). Boril fez o empate para os catalães no segundo tempo (50´). Mas foi sol de pouca dura, com P. Olayinka (p.b) a colocar de novo os catalães em vantagem. Na quarta jornada, resultado surpreendente em Camp Nou, com o Slavia a arrancar um empate na casa do Barça.

O primeiro lugar do grupo acabou por ser assegurado no duelo frente ao Dortmund, com os conjuntos que se degladiaram pelo primeiro lugar a medirem forças no reduto dos espanhóis.

Lionel Messi voltou a brilhar ao fazer um golo e a anotar duas assistências no seu jogo 700 com a camisola dos bluagrana para os tentos de Griezmann e Suárez. Sancho fez o golo de honra do Dortmund. Já num encontro para cumprir para calendário, os blaugrana derrotaram em Milão o Inter, com os nerazzurri a verem dois golos serem anulados no segundo tempo. Carles Pérez e Ansu Fati marcaram os golos dos catalães, com Lukaku a marcar para o Inter. Os catalães marcavam assim sem surpresa presença nos oitavos de final da competição. Pela frente o sempre complicado Nápoles. Nápoles.

Barcelona garante 1.º lugar do Grupo G. Messi assinala jogo 700 pelos culés com um golo e duas assistências
Barcelona garante 1.º lugar do Grupo G. Messi assinala jogo 700 pelos culés com um golo e duas assistências
Ver artigo

Jogo para o português Nélson Semedo brilhar com uma assistência, mas com Messi desta feita a ficar em branco. Mertens ainda deu vantagem aos napolitanos, mas Griezmann empatou na segunda parte.Na segunda mão, depois de um longa paragem devido à pandemia da COVID-19, o catalães impuseram-se sem mácula com um 3-1, que acabou por garantir o bilhete para a 'final 8' em Lisboa. Os catalães colocaram-se em vantagem com golo de Lenglet. Pouco depois, Messi abriu o livro com um golo de antologia logo ao minuto 23´. O 3-0 chegou numa finalização de Suárez. Insigne em cima do intevalo, ainda deu esperanças aos italianos, mas o resultado não sofreria mais alterações.

Nos quartos de final, o Barcelona vai medir forças com o Bayern. A partida está agendada para o dia 14, às 20h00.

Nápoles 1-1 Barcelona: Semedo assiste mas Messi fica em branco no 'santuário' de Maradona
Nápoles 1-1 Barcelona: Semedo assiste mas Messi fica em branco no 'santuário' de Maradona
Ver artigo

Especial Liga dos Campeões: Acompanhe todas as decisões com o SAPO Desporto! 

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.