29 de maio de 1991 ficou marcado pelo dia em que o Estrela Vermelha derrotou o Marselha e levantou o troféu da Liga dos Campeões. Dentro de campo o ambiente era de alegria e orgulho, mas cá fora a antiga Jugoslávia estava debaixo de fogo. Mas, a equipa esqueceu a guerra que se vivia na altura para disputar a primeira e única conquista da liga milionária, que na altura ainda dava pelo nome de Taça dos Campeões Europeus.

O palco dessa noite foi Stadio San Nicola, em Bari, na Itália, que assistiu a 90 minutos sem golos. Seguiam-se assim os penálties e foi aí que Darko Pacev carimbou a vitória da equipa. No ano seguinte o Estrela Vermelha voltou à competição para defender o título, mas caiu na fase de grupos (na altura, só existiam dois grupos e a final era disputada pelo 1º classificado de cada grupo).

Entretanto, separou-se a Jugoslávia e separava-se também o Estrela Vermelha. Alguns jogadores mudaram-se para clubes maiores, outros demitiram-se e houve mesmo quem fosse ameaçado para deixar o emblema de Belgrado. Quando Vladica Popovic assumiu o comando da equipa, foi quase como recuperar tudo do zero. Só no início dos anos 2000 é que os Crveni se conseguiram levantar na totalidade e voltar às conquistas da liga sérvia.

Já na Liga dos Campeões foram precisos 26 anos para o Estrela Vermelha voltar à fase de grupos. Integrada no grupo C, a equipa sérvia conta com a companhia de Liverpool, Nápoles e Paris Saint-Germain. Depois de um empate frente aos italianos, o próximo adversário do Estrela Vermelha são os parisientes.

Enquanto a equipa sérvia recupera ainda de uma queda na história, o PSG é atualmente um dos colossos da Europa e o campeão francês. Com nomes sonantes como Neymar Jr, Kylian Mbappé e Edinson Cavani, a equipa parisiense é uma das candidatas à conquista do título... pela primeira vez.

Ao contrário do modesto Estrela Vermelha, o Paris Saint-Germain nunca conseguiu levar para casa a taça da Liga dos Campeões. Com 12 participações na Champions, o melhor registo da equipa francesa remonta à longínqua temporada de 1994/1995, em que o PSG chegou até às meias-finais - onde perdeu com o AC Milan por 3-0.

A noite desta quarta-feira vai então levar a campo os vencedores da Champions em 1991 e o colosso europeu que nunca passou das meias-finais. O encontro está marcado para as 17h55, no Parque dos Príncipes, para a segunda jornada do grupo C da Liga dos Campeões.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.