Depois de um culminar de temporada no mínimo peculiar, a fase final da Liga dos Campeões está de regresso e vai ser disputada em Lisboa, entre o Estádio da Luz e o Estádio de Alvalade.

O SAPO Desporto decidiu recordar os (muitos) portugueses, jogadores e treinadores, que levantaram a 'orelhuda' desde que a prova chegou aos relvados em 1992, como sucessora da Taça dos Clubes Campeões Europeus.

Uma mão cheia de craques

O português que venceu mais Liga dos Campeões, não é segredo para ninguém, é Cristiano Ronaldo. O internacional luso, atualmente com 35 anos, já levantou o troféu da liga milionária por cinco vezes, em dois clubes diferentes.

Especial Liga dos Campeões: Acompanhe todas as decisões com o SAPO Desporto! 

A primeira Liga dos Campeões do craque português chegou na temporada 2007/2008, quando o avançado vestia a camisola do Manchester United. Sob o comando técnico de Alex Ferguson, os 'red devils' venceram os compatriotas do Chelsea nas grandes penalidades, depois de um empate no tempo regulamentar, com um golo de Frank Lampard para os 'blues' e do próprio Cristiano Ronaldo para o emblema de Manchester. Nessa altura, CR7 levantou o troféu em conjunto com outro português: Nani.

As restantes quatro 'orelhudas' de Cristiano Ronaldo foram conquistadas ao serviço dos espanhóis do Real Madrid. A primeira, em 2013/2014, aconteceu frente ao rival da cidade Atlético. Em Lisboa, os colchoneros adiantaram-se no marcador por Diego Godín e aguentaram a vantagem até aos descontos, altura em que Sergio Ramos marcou e empurrou a decisão para o prolongamento. Depois disso, só deu Real Madrid. Gareth Bale, Marcelo e Cristiano Ronaldo marcaram e entregaram o troféu à equipa de Ancelotti. Além de CR7, também Pepe e Fábio Coentrão fizeram parte da equipa vencedora.

Real Madrid é campeão europeu
epa04223546 Real Madrid´s Cristiano Ronaldo (C) and his teammates celebrate with the trophy after the UEFA Champions League final between Real Madrid and Atletico Madrid at Luz Stadium in Lisbon, Portugal, 24 May 2014. EPA/MANUEL DE ALMEIDA

Em 2015/2016, os dois clubes de Madrid voltaram a encontrar-se na final da liga milionária e, mais uma vez, foi o Real Madrid a sair vitorioso. Depois de mais um empate no tempo regulamentar, e no prolongamento, os dois emblemas espanhóis seguiram para as grandes penalidades, onde o Real Madrid acabaria por vencer por 5-3. Mais uma vez, Pepe e Cristiano Ronaldo aumentaram o palmarés pessoal.

No ano seguinte, os merengues levantaram o troféu frente à Juventus, atual clube do internacional português. Cristiano Ronaldo 'bisou' na partida e com a ajuda de Casemiro e Marco Asensio os merengues conseguiram vencer por 4-1, com Mandzukic a reduzir para a 'vecchia signora'.

Cristiano Ronaldo levantou a 'orelhuda' pela última vez em 2017/2018, pouco antes de deixar o Santiago Bernabéu. Frente ao Liverpool, os merengues venceram por 3-1, com golos de Karim Benzema e Bale (que bisou), Sadio Mané marcou o tento dos 'reds', numa altura em que CR7 já não tinha colegas lusos na equipa.

A eterna alegria de 2003/2004

Outra das grandes vitórias na Liga dos Campeões no que aos portugueses diz respeito remonta à época de 2003/2004. Nesse ano foi o FC Porto a levantar a taça pela mão de José Mourinho.

Depois de terminar a fase de grupos em segundo lugar, atrás do Real Madrid, o FC Porto eliminou o Manchester United nos oitavos de final, o Lyon nos quartos de final e o Deportivo da Corunha nas meias finais.

Na final, os homens de José Mourinho enfrentaram o Mónaco. Em Gelsenkirchen, na Alemanha, o FC Porto bateu o adversário por 3-0, com golos de Carlos Alberto, aos 39 minutos, Deco, aos 71, e Alenichev, aos 75.

Esta foi a primeira 'Champions' de José Mourinho - que voltaria a vencer anos mais tarde, em 2009/2010, com o Inter - numa equipa que contava com os portugueses Deco, Vítor Baia, Paulo Ferreira, Jorge Costa, Ricardo Carvalho, Nuno Valente, Costinha, Maniche, Pedro Mendes, Pedro Emanuel, Nuno Espírito Santo, Bosingwa e Ricardo Costa.

120 anos de FC Porto
O FC Porto de Mourinho venceu, pela segunda vez, a Liga dos Campeões (Gelsenkirchen, 2004) créditos: AFP ImageForum

Taça dos Clubes Campeões Europeus

Antes da Liga dos Campeões existia já a Taça dos Clubes Campeões Europeus desde a temporada 1955/1956. As primeiras cinco provas foram conquistadas pelo Real Madrid. Até que, em 1960/1961, um clube português se intrometeu na questão: o Benfica.

Os encarnados venceram a prova por dois anos seguidos com uma equipa que contava maioritariamente com portugueses, como Costa Pereira, Mário João, Germano, Ângelo Martins, Cávem, Fernando Cruz, Coluna, José Augusto, José Águas, Eusébio e António Simões.

Em 1960/1961, os encarnados chegaram à final depois de vencerem o Hearts na 1ª pré-eliminatória, o Újpest na 1ª ronda, o AGF Aarhus nos quartos de final e o Rapid Wien nas meias-finais. Na final, o Benfica enfrentou o Barcelona e venceu por 3-2, com golos de José Águas e Coluna, além de um autogolo de Ramallets.

Já em 1961/1962, o Benfica eliminou o Partizan na 1ª pré-eliminatória, o Austria Wien na 1ª ronda, o Nuremberga nos quartos de final e o Tottenham nas meias-finais. Na final, a equipa comandada por Béla Guttmann, bateu o Real Madrid, por 5-3, com golos de José Águas, Cavém, Coluna e Eusébio, que bisou.

Béla Guttman com Mário Coluna e Eusébio da Silva Ferreira após a conquista da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1962
Béla Guttman com Mário Coluna e Eusébio da Silva Ferreira após a conquista da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1962. créditos: D.R.

O outro clube português a vencer a Taça dos Clubes Campeões Europeus foi o FC Porto. Em 1986/1987, sob a alçada de Artur Jorge, os dragões levantaram o troféu depois de vencer na final o Bayern de Munique, por 2-1, com golos de Madjer e Juary.

Até chegar à final, o FC Porto bateu o Rabat Ajax na 1ª ronda, o Vitkovice na 2ª ronda, o Brondby nos quartos de final e o Dinamo de Kiev nas meias-finais.

Nesta equipa de campeões jogavam portugueses como João Pinto, Eduardo Luís, Augusto Inácio, Quim, António André, Jaime Magalhães, António Sousa, Paulo Futre, Zé Beto, Festas, Frasco.

fc porto 1987
fc porto 1987

Especial Liga dos Campeões: Acompanhe todas as decisões com o SAPO Desporto! 

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.