O Ajax venceu hoje em casa por 3-1 o Dínamo de Kiev, na primeira mão do ‘play-off’ de acesso à Liga dos Campeões de futebol, enquanto o AEK Atenas venceu fora o Vidi por 2-1.

Em Amesterdão, a equipa de Erik ten Hag soube controlar a formação ucraniana, que tentou sempre marcar no contra-ataque, e aproximou-se da fase de grupos da ‘Champions’.

O sérvio Tadic encontrou van de Beek logo aos dois minutos, tendo este colocado a equipa da casa em vantagem, beneficiando ainda de uma falha do guarda-redes contrário, mas Kedziora empatou num lance de insistência, aos 16.

Os holandeses não perderam o controlo da partida e, aos 35 minutos, o marroquino Ziyech fez o 2-1, num remate colocado que foi desviado por um defesa antes de entrar.

A dois minutos do intervalo, foi Tadic a marcar, desta feita assistido pelo argentino Tagliafico, e o resultado viria a manter-se inalterado até final.

O Ajax, campeão europeu em 1971, 1972, 1973 e 1995, tem ‘pé e meio’ na próxima fase, tendo de controlar uma vantagem de dois golos na Ucrânia, numa segunda mão marcada para 28 de agosto.

Na Hungria, o AEK teve de ‘suar’ para garantir a vitória frente ao Vidi, depois de Bakasetas ser herói e ‘vilão’ para a equipa da capital grega.

A expulsão precoce do veterano Huszti, aos 23 minutos, deixou os húngaros em desvantagem e Klonaridis adiantou os forasteiros aos 34 minutos, a passe de Bakasetas.

No segundo tempo, aos 49, foi a vez de o avançado grego marcar, na que era, até então, uma exibição em grande, mas uma entrada dura sobre um adversário, quatro minutos depois, ditou a sua expulsão.

Os gregos, que tiveram André Simões a titular e Hélder Lopes a partir dos 82 minutos, acabaram por ‘sofrer’ para segurar a vitória, com o sérvio Lazovic a reduzir, aos 67 minutos, e abrir a porta à ofensiva húngara, que ainda assim não chegou ao empate.

No outro jogo da noite, os suíços do Young Boys e os croatas do Dínamo Zagreb anularam-se num jogo equilibrado, em que Mbabu adiantou a equipa da casa, aos dois minutos, antes de Orsic empatar, aos 40, e dar uma vantagem, pela regra dos golos fora, à formação da Croácia.

Na terça-feira, o Benfica cedeu um empate caseiro com o PAOK a uma bola, deixando o conjunto grego em vantagem para a segunda mão, enquanto o PSV Eindhoven venceu por 3-2 em casa do BATE Borisov e Estrela Vermelha e Salzburgo empataram sem golos.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.